Informática para todos
Todo aprendizado é válido. Já diz uma frase dos tempos modernos: O aprendizado é como o horizonte: não há limites.
Todo aprendizado é válido. Já diz uma frase dos tempos modernos: O aprendizado é como o horizonte: não há limites. Por isso, cada vez mais as pessoas estão buscando aprender mais e mais. O próprio mercado de trabalho exige dos candidatos, hoje em dia, conhecimento em uma série de fatores, a fim de preencher os requisitos da vaga de trabalho. Esse é o resultado da globalização, que une o mundo, e faz com que as pessoas precisem sempre conhecer sobre o que os rodeia.
Com essa proposta, e visando oferecer gratuitamente um novo aprendizado a quem deseja aprender mais sobre informática, o Colégio Sinodal Doutor Blumenau oferece um curso gratuito para toda a comunidade pomerodense. De acordo com a diretora, Margareth Ripp, a ideia é aproveitar a estrutura da escola para uma utilização comunitária. Como o Doutor é um colégio filantrópico, a proposta encaixou perfeitamente com a escola. Como os cursos estão de acordo com a filosofia que o Colégio Doutor Blumenau segue, decidimos que seria uma ótima ideia utilizar a nossa estrutura para auxiliar a comunidade e levar ainda mais conhecimento a todos, explica.
O curso é aberto a toda a população, preferencialmente a partir dos 12 anos. Mas como hoje em dia, a tecnologia já não tem mais idade, há pessoas de diversas idades que fazem o curso. Temos alunos de diversas faixas etárias, mas percebemos que existe um interesse muito grande de pessoas com mais de 30 anos, que não possuem tanto conhecimento em informática, que desejam aprender mais sobre o assunto. Eles são muito aplicados nas atividades, conta a diretora.
O mundo evolui cada vez mais, e devido a isso, as pessoas acabam por evoluir com ele. A tecnologia é um dos principais fatores para essa evolução, e cada vez mais cursos surgem. No caso dos cursos de informática do Doutor Blumenau, ele são ministrados por professores qualificados, que tem muito conhecimento sobre o mundo da computação e internet, e passam todo este conhecimento para seus alunos.
A diretora comenta que, tanto os professores quanto os próprios alunos estão muito empolgados com os resultados que estão surtindo das aulas. Ela explica que todos os alunos são muito dedicados, e que estão muito felizes com a oportunidade. Nós vemos que eles sempre vêm às aulas, participam bastante, perguntam, utilizam o tempo que tem aqui para poder extrair o maior conhecimento que puderem. Isso nos deixa muito feliz, já que percebemos que uma ideia está dando certo e que podemos realmente por em prática a proposta e ajudar a comunidade.
E a procura pelo curso vem crescendo cada vez mais, o que faz com que novas turmas sejam abertas. Margareth explica que os alunos podem fazer até um ano e meio de curso, conforme forem avançando no conteúdo. Normal mente abrimos turmas de até 30 alunos, para uma melhor distribuição da turma no laboratório de informática. Assim também, o professor consegue explicar com mais facilidade. Conforme os alunos vão avançando no conteúdo do curso, eles vão também avançando de turma. É muito interessante ver a evolução que eles passam desde que começaram, conta.
O Colégio Sinodal Doutro Blumenau em diversos projetos filantrópicos que visam prestar ajuda a sociedade pomerodense. A diretora conta que esta sempre foi a proposta da escola, que pretende continuar oferecendo estes serviços a comunidade e prezando pelo bem do município. Esta é a nossa filosofia e pretendemos continuar trabalhando com ela por muitos anos. Estes projetos que realizamos surtem efeito na comunidade e queremos continuar contribuindo para a cidade onde moramos, termina.
Inscrições – Estão abertas as inscrições para o Curso Gratuito de Informática Básica I. As aulas serão ministradas uma vez por semana, no Colégio Sinodal Doutor Blumenau, sempre às terça-feiras, das 18h15min às 19h45min. As aulas terminam no dia 1º de dezembro de 2014.
A professora responsável pelo curso é a Neli Obadowski Ledur, tecnóloga educacional. Para esclarecimentos entre em contato pelo telefone: 3387- 2309 ou pelo e-mail [email protected], com profª Nivea.