Saúde

Hospital Santa Isabel é a 4ª instituição que mais realizou transplantes de fígado no Brasil, em 2022

O aumento deve-se também à diminuição de casos de Covid-19, já que os transplantes só podem ser realizados após resultado negativo em paciente doador

16 de janeiro de 2023

Foto: Yoana Carmo / Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel, instituição parte da Rede Santa Catarina, registrou aumento de transplantes de órgãos no ano de 2022. O hospital é referência nacional no segmento. Em comparação com os anos 2020 e 2021, em 2022 mais pessoas tiveram a oportunidade de ter uma nova vida graças a generosidade de famílias que decidiram doar órgãos de entes queridos.

O aumento deve-se também à diminuição de casos de Covid-19, já que os transplantes só podem ser realizados após resultado negativo em paciente doador.

Os dados mostram que em 2020 foram realizados 201 transplantes, em 2021 foram 273 e, em 2022 foram 284 procedimentos: 164 rins, 96 fígados, 9 córneas, 8 corações e 7 pâncreas/pâncreas conjugados.
A instituição também é a 4ª unidade hospitalar que mais realizou transplantes de fígado no Brasil em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos do Brasil (ABTO).

 

Atendimento ao paciente

No Hospital Santa Isabel, o Ambulatório de Transplantes atende dezenas de pacientes diariamente, que vêm até a instituição para consultas pré e pós-transplante. Os pacientes contam com a Equipe Multiprofissional, formada por Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Assistente Social, além da Equipe Assistencial, Administração e Apoio.

O trabalho é baseado no acolhimento, avaliação, preparo e enfrentamento emocional desde quando o paciente entra na fila de espera até o dia em que recebe alta hospitalar, e continua durante o pós-transplante de acordo com a necessidade. O Hospital Santa Isabel está construindo um novo Ambulatório, com ampliação do espaço físico, acessibilidade e elevador próprio.

 

História dos transplantes no HSI

O serviço de transplantes de órgãos no Hospital Santa Isabel foi desenvolvido na década de 1980, com transplante renal. Ao longo da década de 2000, aconteceram os primeiros procedimentos de córnea, coração, fígado, pâncreas e pâncreas-rim conjugado.

Em 2016, o Hospital Santa Isabel foi reconhecido como hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil. Em 2017, a instituição foi eleita o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2019, recebeu o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos em Santa Catarina.

Por Yoana Carmo / Comunicação HSI

 

Notícias relacionadas