Hospital e Maternidade Rio do Testo expande serviços: novas especialidades e equipe médica reforçada
Instituição conta, agora, com sobreaviso na Cardiologia e plantão 24h presencial na Obstetrícia

Foto: Isadora Brehmer / JP
Com o objetivo de aprimorar ainda mais a qualidade dos atendimentos prestados à população, o Hospital e Maternidade Rio do Testo (HMRT) implementou importantes mudanças a partir da renovação contratual e do incremento entre a Instituição e o Fundo Municipal de Saúde de Pomerode.
Segundo a direção da instituição, as principais novidades incluem o sobreaviso em Cardiologia, o plantão presencial em Obstetrícia e a ampliação da equipe de Clínica Médica, com dois médicos para dar suporte à urgência e emergência.
Em relação ao sobreaviso em Cardiologia, serão dois profissionais à disposição, de forma alternada, para atendimento de situações que envolvem doenças cardiovasculares. O cardiologista ficará disponível 24 horas por dia, sendo acionado sempre que o médico plantonista identificar a necessidade.
“Em caso de necessidade, eles serão acionados pelos médicos plantonistas, especialmente em casos de infarto agudo do miocárdio, arritmia, hipertensão grave e outros quadros críticos, aumentando as chances de recuperação e reduzindo riscos. Além disso, os cardiologistas estão revisando protocolos, capacitando as equipes e desenvolvendo fluxos para acompanhamento pós-atendimento”, afirma a diretora executiva do HMRT, Daiane Aline Uller.
Plantão em Obstetrícia
Hoje, o HMRT também possui um obstetra no plantão presencial 24 horas. Anteriormente, o profissional estava à disposição no regime de sobreaviso.
“A presença constante de um especialista é obrigatória em hospitais com maternidade e garante mais segurança para as gestantes, que agora podem ser atendidas de forma imediata por um obstetra, inclusive em situações de emergência. Com isso, elas poderão contar com mais tranquilidade no pré, parto e pós-parto, com atendimento contínuo, sem necessidade de encaminhamento ou espera. A medida também desafoga o pronto-socorro, melhorando o fluxo geral dos atendimentos. O Hospital está arcando com parte dos custos para viabilizar esse plantão obstétrico 24h, entendendo a relevância desse atendimento para a saúde materna e o compromisso com a assistência segura e de qualidade”, frisa Daiane.
Clínica Médica reforçada com equipe ampliada
Outra mudança foi em relação à Clínica Médica, cuja equipe foi ampliada com dois profissionais, que atuarão tanto presencialmente no cuidado aos pacientes internados quanto em regime de sobreaviso para suporte à urgência e emergência.
“Isso garante mais agilidade na internação e no início do tratamento clínico, com acompanhamento direto do médico especialista, o que contribui para uma recuperação mais eficiente e segura”, destaca.
O prefeito de Pomerode, Rafael Ramthun, em vídeo publicado em redes sociais, destacou a importância da parceria com o HMRT, por meio da assinatura de renovação e ampliação de serviços da instituição. “Tudo isso sendo avaliado pela equipe da Secretaria de Saúde, por fiscais de contrato, composta por servidores efetivos. Meu compromisso é com a comunidade de Pomerode e, claro com a saúde dos munícipes”, disse.
Como funciona o Pronto-Socorro do HMRT atualmente
O Pronto-Socorro do HMRT é a unidade destinada aos atendimentos de urgência e emergência e conta com uma equipe médica dedicada para diferentes perfis de pacientes:
- Dois médicos clínicos gerais 24h por dia, atendendo pacientes SUS e de convênios;
- Um médico clínico geral das 7h às 22h, exclusivo para pacientes de convênios e particulares.
Além disso, o hospital dispõe de uma equipe médica especializada em regime de sobreaviso nas seguintes especialidades:
- Cardiologia
- Anestesiologia
- Cirurgia Geral
- Pediatria
- Ortopedia e Traumatologia
- Clínica Médica
- Bucomaxilofacial
- Psiquiatria
- E, agora, Obstetrícia com plantão presencial 24h.
Os médicos plantonistas podem acionar os especialistas sempre que necessário, oferecendo um suporte especializado para definição de diagnósticos e condutas, o que eleva significativamente a qualidade da assistência prestada.
Além das mudanças já implantadas, o HMRT estuda a ampliação da cobertura médica com a implantação de plantão pediátrico, entre outras melhorias que visam fortalecer ainda mais a assistência hospitalar.
“Os atendimentos nas novas especialidades serão realizados por profissionais em escala, ou seja, diversos médicos estarão envolvidos na rotina hospitalar, garantindo cobertura contínua e especializada”, finaliza Daiane.