Geral

Hospital e Maternidade Rio do Testo recebe escultura

Como parte do projeto intitulado Mãos Fraternas, a Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (APAP) entregou para o Hospital e Maternidade Rio do Testo, no dia 10 de junho, segunda-feira, uma obra escultórica da arquiteta e artista plástica Maristela da Silveira, fundida em cimento e revestida com a técnica do mosaico, que fará parte da decoração dos jardins desse espaço público.

1 de junho de 2015

Como parte do projeto intitulado Mãos Fraternas, a Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (APAP) entregou para o Hospital e Maternidade Rio do Testo, no dia 10 de junho, segunda-feira, uma obra escultórica da arquiteta e artista plástica Maristela da Silveira, fundida em cimento e revestida com a técnica do mosaico, que fará parte da decoração dos jardins desse espaço público.O projeto prioriza a confecção de obras artísticas doadas à entidades públicas pomerodenses, objetivando uma humanização ambiental. Segundo a vice-presidente da APAP, Alba Regina H. de Lima, o exercício da arte, gera conhecimento, benefícios pessoais, bem como, novas perspectivas sociais. A arte é terapêutica e envolve em seu entorno vários participantes do processo artístico: o produtor (quem produz a obra) e os espectadores (quem observa a obra). Os usufruidores das obras artísticas liberam sentimentos a partir da observação do ‘produto artístico, expressando aceitação, contestação, enternecimento, alegria, tristeza, enfim, uma gama infinita de movimento íntimo, num exercício de um melhor entendimento de seu ser e de seu universo. A arte exerce uma função social importante e, por esse motivo, as artistas da Apap, unem-se para propagá-la, ressalta.
Contando com 11 artistas, desde 2002 a associação desenvolve ações conjuntas na área cultural, no segmento de artes visuais plásticas. São utilizados elementos diversificados, envolvendo expressões de desenho, pictóricas, escultóricas, cerâmicos, entre outras variadas técnicas, num intercâmbio social e artístico eficaz e produtivo.
O projeto Mãos Fraternas é o fruto desse esforço, em levar estas manifestações artísticas à população pomerodense. As primeiras obras produzidas estão expostas no Centro de Convivência Pommernheim, sendo painéis pintados sobre azulejos e floreiras de mosaicos. As obras contaram com a colaboração de professoras da comunidade: Dinacir Siqueira, Glória Campello e Francenira Pantoja de Araújo.
Já no Centro Educacional Nossa Sra. de Fátima, foi montada uma oficina de mosaico e de artesanato, aberta à comunidade em geral, que poderá aprender essa técnica gratuitamente, com a condição de produzir obras para a entidade educacional. As aulas acontecem todas às quintas-feiras, das 18h às 21h. Atualmente está sendo montada também uma oficina de cerâmica, para que alunos e professores possam aprender e exercitar essa técnica milenar, produzindo obras artísticas que, futuramente, irão decorar vários espaços da escola, bem como o muro, que dá acesso ao educandário, frisa Alba.

Notícias relacionadas