Horta orgânica: Escolha as ferramentas certas
Em continuidade a série sobre a produção orgânica de hortaliças, nesta edição, o JP explica a utilidade das ferramentas no processo. Na edição passada (691) o tema abordado foi o planejamento e escolha do espaço da horta.
Em continuidade a série sobre a produção orgânica de hortaliças, nesta edição, o JP explica a utilidade das ferramentas no processo. Na edição passada (691) o tema abordado foi o planejamento e escolha do espaço da horta. Para a proprietária da loja Nutri Leve, que vende produtos isentos de agrotóxicos, Isolete S. Gaedke, o maior benefício do cultivo orgânico é justamente a ausência dos venenos. O cultivo de orgânicos é melhor para a saúde. O agrotóxico vai se acumulando no organismo aos poucos e pode trazer complicações como alergias, explica a empreendedora que consome alimentos da horta que a sogra cuida. Em casa consumimos produtos orgânicos, cenoura, beterraba. O sabor é diferente, uma cenoura sem agrotóxico é mais crocante, afirma.
Para manter uma horta, por menor que seja, serão necessárias algumas ferramentas, utensílios e insumos agrícolas. A seguir será apresentada uma lista com materiais de uso comum e fáceis de serem encontrados em lojas de jardinagem. O tamanho da horta dirá quais as ferramentas serão necessárias, portanto o bom senso é fundamental no momento das aquisições.
De acordo com o Manual Clube do Jardim, uma boa dica é dar preferência por insumos orgânicos de empresas especializadas e evitar terra preta em sua horta, pois pode conter pragas e doenças. As ferramentas devem ser sempre mantidas limpas, para não se transformarem em veículo de transmissão de doenças entre as plantas. Outra dica é nunca utilizar utensílios de cozinha nas atividades de jardinagem.
Organização e limpeza são fundamentais. O abrigo é parte importante em toda horta e jardim. Os acessórios, ferramentas, insumos e equipamentos devem ficar bem guardados e sempre à disposição.