Geral

Horror? Não! É arte

Zumbis. Muitos zumbis. Mortos vivos que andam por aí assustando as pessoas. Eles invadiram as ruas do halloween
pomerodense. Um verdadeiro cenário da série “The Walking Dead”. Mas, espera aí… Zumbis não existem, certo?

5 de dezembro de 2014

Zumbis. Muitos zumbis. Mortos vivos que andam por aí assustando as pessoas. Eles invadiram as ruas do halloween pomerodense. Um verdadeiro cenário da série “The Walking Dead”. Mas, espera aí… Zumbis não existem, certo? Então de onde que vêm estes? Vem de todas as partes de Pomerode, mas não são mortos vivos de verdade, mas sim, produzidos pelo maquiador Djames Wellinton Duarte. 

Conhecida como maquiagem artística, esta arte facial está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano. Antes usada apenas em produções de filmes e teatro, hoje ela tomas as ruas e ganha cada vez mais proporções em festas de dia das bruxas. Mas como será que Djames começou a fazer essas maquiagens “horripilantes”? Ele conta. “Certo dia, em casa, decidi fazer uma maquiagem dessas na minha irmã. Eu vi o resultado e decidi apostar nessa área também. Achei muito legal”.

Então, ele optou por colocar o trabalho na internet. E a procura começou a aparecer. “Logo no mesmo ano já apareceram duas festas para fazer. A galera abraçou mesmo a ideia e começaram a surgir mais e mais eventos. Fiquei feliz de ver que uma ideia que tirei do nada gerou tantos admiradores”. Djames conta ainda que a maior procura está justamente no mês de outubro, por causa do mês do halloween. “O pessoal começou a investir nas fantasias de zumbi, vampiros, lobisomens, com caráter mais realista e essas maquiagens dão este tom à brincadeira. Acho super bacana”. 

Os materiais utilizados para fazer esta arte dependem. Podem ser desde produtos específicos, até aqueles utilizados no dia a dia e de fácil acesso. “Para saber o que eu vou usar vai depender muito da duração da festa. Tento fazer a maquiagem com a intenção de fazê-la durar o maior tempo possível e não perder o efeito. Assim, eu fui testando várias maneiras até chegar no que eu faço hoje. Aprendi sozinho, e estou aprimorando cada vez mais com a prática”, relata.

Os clientes têm tanta confiança no trabalho de Djames que, geralmente, deixam na mão do profissional, para que ele possa exercitar a sua imaginação e fazer a maquiagem. “É legal, por que daí eu vou criando o que o cliente quer. Às vezes eles me dizem que querem determinado personagem. Eu vou lá e pesquiso sobre o assunto, e desenvolvo uma ideia e aplico”, explana. Mais do que um trabalho, ele encara sua profissão com muita diversão. “Eu me divirto muito com as maquiagens que eu faço. Cada uma é nova. Às vezes nem eu espero que fique tão legal quanto realmente fica. É surpreendente”, exalta.
Para o ano que vem, ele pretende se aprimorar para criar efeitos ainda mais realistas. “Quero procurar cursos para fazer e buscar sempre me aperfeiçoar. Eu realmente gosto de fazer isso, o que me motiva a ir mais longe. No ano que vem, quero trazer maquiagens mais detalhistas, que mudam completamente a pessoa. São planos que pretendo executar”. Quem quiser conferir o trabalho de Djames, pode acessar a sua página no Facebook Djames Duda ou o Instragram Dames Rosander. Quem deseja fazer uma maquiagem dessas, pode entrar em contato com a Rosander Cabeleireiros. 

Notícias relacionadas