Hora de colocar a mão na massa
Cerca de 200 alunos da rede municipal já estão preparando as suas obras de arte para a Páscoa. Eles participam da 13ª edição do Concurso de Pintura de Casquinhas, que é realizado em escolas municipais da região. A ação tem como objetivo que as crianças se familiarizem com a tradição das Osterbäume
Cerca de 200 alunos da rede municipal já estão preparando as suas obras de arte para a Páscoa. Eles participam da 13ª edição do Concurso de Pintura de Casquinhas, que é realizado em escolas municipais da região. A ação tem como principal objetivo que as crianças se familiarizem ainda mais com a tradição das Osterbäume, árvores que decoram as casas nesta época do ano.
O Concurso Escolar de Pinturas em casca de ovos, tem sua origem no ano de 2007, quando foi promovido pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. O concurso foi realizado dentro da programação da Ostermarkt. No ano de 2014, a Associação Visite Pomerode (Avip) tornou-se parceira, a partir da 6ª Osterfest.
A premiação deste ano acontece no dia 17 de abril, na semana final da Osterfest. A festa de Páscoa da cidade está na 11ª edição e será de 21 de março a 21 de abril, promovida pela Fundação Cultural de Pomerode e pela Avip. A iniciativa do concurso é da Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Formação Empreendedora.
Mais de duas mil crianças já participaram, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, que desenvolve a programação. Os estudantes são de turmas de pré-escola, ensino fundamental I e II, ensino médio e educação especial. As obras, assim como o memorial descritivo delas, onde os alunos se envolvem com a história da tradição, são feitas dentro do ambiente escolar.
O concurso é dividido em três categorias: técnicas naturais, colagem e pintura. A primeira consiste em pintar a casca do ovo com os métodos utilizados pelos antepassados, como através do cozimento com raízes e cascas de beterraba, gengibre, cebola roxa, entre outros, por exemplo. Já na segunda opção, os enfeites poderão ser realizados com glitter, purpurina, cartolina, papel crepom, papel de seda, barbante e fio de lã. E a terceira, deve ser feita por meio de diversas metodologias de pintura, como grafite, acrílica, guache, aquarela e giz pastel.
“Mais do que simples peças decorativas, a tradição de pintar casquinhas é repassada de geração para geração no âmbito familiar. Para incentivar a permanência deste costume, a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora e a Secretaria de Turismo e Cultura promovem o referido Concurso. Para que o aluno participe, além da pintura na casquinha, ele elabora um memorial descritivo explicando as razões da decoração feita nas cascas e, para isso, busca informações com familiares próximos, sobre as tradições da Páscoa, nos tempos passados”, explica o gerente de cultura, Alceu Constanth.
Após a premiação das casquinhas, elas seguem para o Museu Pomerano que já possui no acervo, as casquinhas premiadas desde a primeira edição.
Poderão participar do concurso somente os alunos regularmente matriculados em escolas localizadas no município de Pomerode. Os participantes deverão realizar a produção das peças na escola, exceto as peças da Categoria I, de técnicas naturais. Os custos para a execução das peças e da pesquisa ficarão ao encargo de cada participante.
São cinco modalidades em disputa: Pré-escola, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação Especial (alunos que não frequentam a escola regular). O memorial descritivo, citado pelo gerente de cultura, deverá contemplar relatos da tradição da pintura de cascas de ovos em Pomerode e/ou relatos da família do autor da obra.