Geral

Histórias do Moleque

5° Edição – Ano: 1997

23 de maio de 2009

5° Edição – Ano: 1997

Olavo Bilac é bicampeão doMoleque Bom de Bola Municipal


Em 1997, na 5ª edição municipal do Moleque Bom de Bola, a E.B.M. Olavo Bilac sagrou-se bicampeã da competição. Seis escolas, divididas em dois grupos, participaram das disputas. Todos os jogos foram realizados na Associação da Schmidt, em Testo Rega. A fase classificatória acontecu no período de 04 a 06 de abril. Várias autoridades municipais, diretores, professores e alunos-atletas compareceram na solenidade de abertura, que contou com a apresentação da banda do Almirante Barroso.
O Olavo Bilac venceu o Amadeu da Luz na final por 2 a 1. Amadeu da Luz foi o vice-campeão, Almirante Barroso alcançou o 3º lugar, José Bonifácio ficou em 4º, Dr. Blumenau em 5º e Prudente de Morais ficou na 6ª colocação. Na Chave A, os resultados foram: JB 1 x 2 Dr. Blumenau, Dr. Blumenau 0 x 3 Almirante Barroso e JB 4 x 1 Almirante. Já no Grupo B, foram: Olavo Bilac 3 x 2 Prudente de Morais, Amadeu da Luz 2 x 3 Prudente e Olavo 0 x 2 Amadeu.
As partidas das semifinais foram no sábado, 13 de abril de 1997: às 09 horas – JB x Olavo Bilac e às 10 horas – Amadeu da Luz x Almirante Barroso. À tarde, os perdedores disputaram a medalha de bronze e os vencedores jogaram em busca do título.
A competição escolar envolveu aproximadamente 150 alunos-atletas e o artilheiro foi Daniel Hornburg, do Dr. Amadeu da Luz, com seis gols e o goleiro menos vazado foi Jonathan Falk, também do Amadeu, com cinco gols sofridos em quatro jogos.
A seleção municipal de Pomerode foi convocada pelo técnico Prof. Luiz Xavier, mas conhecido como Lula, e pelo auxiliar Arão Kohls, que iniciaram os treinamentos logo após a competição, visando à fase microrregional.
A promoção foi conjunta entre Prefeitura, Secretaria de Educação, Comissão Municipal de Esportes (CME), Liga Pomerodense de Desportos (LPD) com o apoio das APPs das seis escolas que participaram do evento. A arbitragem foi da LPD e o custeio da arbitragem e premiação foi da Prefeitura. Os clubes, educandários e APPs organizaram o transporte e o material esportivo para a garotada.
Fase Microrregional
O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, denominado Moleque Bom de Bola, da 8ª Microrregião Leste/Norte, sob a coordenação geral da Fesporte, foi realizado em Rodeio, no Estádio do Glória EC., de 10 a 13 de julho de 1996.  Blumenau, Indaial, Rodeio, Timbó, Pomerode e Massaranduba foram os municípios participantes.
Pomerode perdeu para Blumenau e Timbó, mas venceu Indaial por 2 a 0, Rodeio por 2 a 1 e Massaranduba por 5 a 1. A classificação final apontou Blumenau em 1º, Timbó em 2º e Pomerode em 3º. Indaial ficou em 4º, Rodeio em 5º e Massaranduba em 6º. Os alunos-atletas de Pomerode foram: Silmar, Rafael, Neuri, Adriano, Paulo, Renê, Daniel, Dênis, Jonathan, Mário, Robson, Fabiano, Fernando, Ricardo, Pablo, Marcelo, Jeferson, Marcos, Jefrei, Cheison, Gustav, Thomas, Ramos, Alicio e Elton.
Fase Regional Leste/Norte
A fase Regional Leste/Norte do Moleque Bom de Bola foi realizada em Papanduva, de 20 a 24 de agosto de 1997. Foram 16 municípios participantes: Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Itaiópolis, Itajaí, Itapema, Joinville, Mafra, Papanduva, Pomerode, Porto Belo, São Bento do Sul e Timbó. Pomerode não se classificou para a fase estadual, em Joaçaba.
Uma vasta experiência no Moleque Bom de Bola
José Luiz Amaral de Oliveira iniciou sua participação como professor e treinador responsável pelo Moleque Bom de Bola, com os alunos da Escola  Basica Municipal Olavo Bilac, em 1994. “O trabalho consistia em treinamentos constantes, preparando-os tecnicamente. Durante os períodos dos treinos, participávamos de amistosos com equipes de Blumenau. O objetivo era desenvolver a equipe como um todo, a parte técnica, a maturidade na relação competitiva e ampliar a relação social com os alunos”, afirma José Luiz.
“A disputa do Moleque Bom de Bola significava para a equipe muita responsabilidade na sua atuação, por ser uma competição muita disputada  e  na igualdade técnica dos outros times. No decorrer dos anos, as finais eram disputadas pelas Escolas Municipais Olavo Bilac e Almirante Barroso, diante disso, as equipes se tornaram grandes rivais, como acontece nos grandes clássicos de futebol. Em 1997, o Olavo Bilac ficou campeão e teve a maioria de seus alunos inclusos na base da Seleção Municipal de  Pomerode”, finaliza o professor José Luiz.

Notícias relacionadas