Geral

Há 23 anos disseminando arte e cultura

A procura por objetos artesanais que lembrassem Pomerode junto aos turistas foi a razão pela qual o Secretário de Turismo da época, Francisco Canola Teixeira, fundou a Associação dos Artistas Artesãos de Pomerode, há 23 anos.

1 de junho de 2015

A procura por objetos artesanais que lembrassem Pomerode junto aos turistas foi a razão pela qual o Secretário de Turismo da época, Francisco Canola Teixeira, fundou a Associação dos Artistas Artesãos de Pomerode, há 23 anos.

Segundo a atual presidente da Associação, Maria Izilda Alves, que está na instituição desde sua fundação, a entidade possui mais de 160 associados. No início eram nove ou dez artesãos, hoje já contabilizamos mais de 160 famílias pomerodenses e boa parte delas vive do artesanato vendido aqui, frisa.

A venda dos produtos é efetuada no Portal Sul e também em um espaço dedicado ao artesanato no Zoo Pomerode.

Instituição sem fins lucrativos, do valor arrecadado das vendas, 20% permanece na Associação com o objetivo de pagar impostos, alvarás e manutenção dos espaços.

 
Os itens mais procurados são os que remetem a cultura alemã, segundo Izilda. Temos os mais variados tipos e tamanhos de produtos, mas a procura maior é em busca de produtos típicos, algo que remeta ao local visitado e com enfoque cultural, tendo em vista que a grande maioria de nossos compradores são turistas e nosso foco é esse, completa.

Entre os objetos vendidos podem ser encontrados ímãs de geladeira, bonecas de porcelana, chinelos personalizados, pratos pintados à mão, relógios, placas, souvenir, cartões postais, peças de decoração, brinquedos, CDs, DVDs, bolachas e alimentos típicos.

Novidade na procura e venda, Izilda afirma que as corujas também fazem a cabeça de quem passa pelo local. A coruja é a ave símbolo de nosso município e leva ruma lembrança que simbolize isso é também uma das procuras, afirma.

O local fica aberta de domingo a domingo, das 8h às 17h30min. E é a própria Izilda que toma conta do lugar. No início estávamos localizados ao lado da Prefeitura. Quando Henrique Drews era prefeito ele nos trouxe para o Portal Sul e hoje já completamos 22 anos aqui. Ficamos 20 anos em uma sala aqui no segundo piso, atualmente, com tantos produtos expostos, o segundo andar inteiro é nosso, conta. Tantos produtos que chegam a somar mais de 20 mil peças.

A presidente da Associação conta ainda que o artesanato pomerodense, culturalmente, é passado de geração em geração. Digo que o artesanato em nossa cidade é tradição familiar, onde pais passam para filhos, que passam aos netos. Cada um tem a sua personalidade na hora de elaborar um produto e a criatividade toma conta. Por isso eles preferem trabalhar em casa, ao invés de em grupo, revela.

As primeiras feiras realizadas em nosso município foram de iniciativa da Associação e para Izilda, o trabalho continuará sendo realizado com carinho para que não se perca. Faço tudo com carinho para que a associação não morra. Estamos sempre de portas abertas para quem quiser participar ou adquirir os produtos, finaliza.

Notícias relacionadas