Há 15 anos fazendo história
No mês de março a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser completou 15 anos de existência. A história da banda começa em Testo Rega, no ano de 1995 quando ainda era Fanfarra da escola Básica Municipal Almirante Barroso.
No mês de março a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser completou 15 anos de existência. A história da banda começa em Testo Rega, no ano de 1995 quando ainda era Fanfarra da escola Básica Municipal Almirante Barroso. O diretor da escola, na época, Alírio Dahlke, hoje já falecido, queria montar uma banda musical. Então comprou alguns instrumentos e falou com pais e alunos para isso, explica o Maestro da banda, Rafael Liandro Pinto Nemézio. Eis que surge a Associação Musical Die Originalen Rega Bläser, oficialmente fundada em 1999.
A banda tem por objetivo fundamental resgatar, estimular e desenvolver o interesse e o gosto pela música tradicional germânica e contribuir para a formação musical, cultural, artística, moral, cívica e social da juventude, no sentido de torná-la um veículo de difusão musical, de integração cultural, artística, educativa e informativa, dentro dos princípios democráticos.
Até o final de 1999, os trabalhos de maestro estavam sob a regência do Sr. Élio Rauh. Em março de 2000, Rafael Liandro Pinto Nemézio assumiu o posto, no qual permanece até hoje.
Rafael chegou ao município por conta de coincidências. Meu pai encontrou um sargento de Blumenau e lhe perguntou sobre vagas em bandas na região do Vale. Ele disse que pesquisaria, mas que sabia sim de uma vaga para Maestro. Foi então que em março de 2000 eu vim para cá, explica.
O maestro toca clarinete, saxofone e flauta transversal e rege a banda que possui 30 músicos. Nossos ensaios acontecem semanalmente, nas manhãs de sábado. E a banda tem dois repertórios diferentes, a pasta azul contém músicas populares, de filmes e afins. Já a pasta preta possui as músicas alemãs, conta.
Apesar de 80% do repertório da banda ser composto por músicas alemãs, as apresentações são sempre repletas de surpresas. No ano passado, o concerto efetuado em novembro levantou o público presente e surpreendeu por conta das músicas apresentadas. A apresentação do ano passado foi efetuada com músicas e clássicos de filmes. Cada músico veio fantasiado de algum personagem e esta apresentação foi muito aclamada. Para este ano também estamos elaborando com muito carinho um novo concerto, que será efetuado em 21 de novembro, frisa.
O maestro Rafael é formado em música pela Furb e, há 14 anos, faz parte da história da Banda Municipal. Faço cursos de regência desde os meus 11/12 anos e estou em constante atualização. A maior dificuldade, no entanto, é conseguir conciliar todas as ideias e gostos nos ensaios e apresentações, pois trabalho em conjunto é fundamental para o sucesso e bom desempenho da banda, afirma.
A banda que hoje é conhecida em toda a região já foi convidada para eventos em todo o estado. A participação na Oktoberfest também faz parte da história da banda.
E para se manter, a banda recebe subvenção municipal para a manutenção de seus equipamentos e compra de uniforme. No entanto, a compra de novos instrumentos deve ser feita de outra forma, uma vez que não pode ser efetuada com esta verba. Por isso efetuamos outros projetos e ações para arrecadar dinheiro para a banda, explica.
A banda conta com instrumentos nacionais e alguns internacionais. Todavia, os músicos também trazem seus instrumentos particulares. Cada músico utiliza seu instrumento. É importante ressaltar que o empréstimo de equipamento não é efetuado uma vez que ele é único. Medidas de limpeza e higiene também são efetuadas constantemente para evitar contratempos, conta.
Hoje a banda já soma 15 anos e efetuou um concerto em comemoração a data na semana passada no Teatro Municipal. O empenho e dedicação de seus componentes transformaram a então Banda da Escola Almirante Barroso, na conhecida Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser. Os músicos são peças fundamentais para que nós possamos desfrutar deste belo espetáculo, completa Rafael.
Isto só foi possível, pois em 2010, por meio de decreto de lei municipal, ela passou a ser assim denominada. A luta incansável de um diretor que sempre apoiou a banda e que foi homenageado pela associação em 2011, quando passou a ser chamada de Associação Musical Prof. Alírio Dahlke.
A banda possui ainda quatro músicos que estão desde o começo, sendo eles Rúbia Peiker Jandre, Dênis Klann, Douglas Hornburg e Ricardo Gaedtke.
Hoje a banda está sob regência do Maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio e sub-regência de Mônica Kropp. A Presidência da Associação é ocupada por Tatiane Gaulke.
Apesar de todo o reconhecimento, a banda ainda possui um sonho a ser realizado: ir à Alemanha em 2016. Estamos elaborando um Projeto para conseguir viajar em junho de 2016 para a Alemanha. Com certeza será mais uma etapa conquistada, finaliza Rafael.
Representando o município em diversos eventos, as apresentações da Banda Municipal vão muito além das quatro paredes de um Teatro, elas tocam o coração de quem as assiste e desperta por onde passa o sentimento único que só a música tem.