Guerreiras por natureza
A profissão deixou de ser exclusividade dos homens e, atualmente, as mulheres também vestem suas fardas e seguem
fazendo o bem como bombeiras
Mulheres e Bombeiras. Talvez há quem pense que essas duas palavras não combinem, mas, em Pomerode, elas transformam-se em uma só.
No Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade há diversos exemplos disso. E, nada mais justo do que homenageá-las neste dia 08 de março, no qual celebra-se o Dia Internacional da Mulher.
A busca constante por direitos iguais, valorização e reconhecimento não cessa e, em um mundo onde há sempre riscos, as mulheres começaram a conquistar seu espaço. E num sábado de manhã, quando muitos estavam em seus lares, lá estavam elas aguardando para ajudar ao próximo.
Rosinéia, Susane e Eliana são as três mulheres que ilustram esta reportagem, mas que representam uma corporação inteira. Ambas afirmam que para exercer a função, o desejo de ajudar o próximo está sempre presente. “Não tem explicação para querer ser bombeira. Não há dinheiro que pague estar aqui e poder ajudar quem precisa”, revelam.
E quando questionadas sobre a questão do preconceito, elas afirmam que, até agora, não houve registros. “Durante as ocorrências não percebemos isso. O que já aconteceu foi a dúvida em relação aos nosso limites, como em ocorrências onde era necessário carregar a vítima, atravessar um rio ou subir um morro. Fora isso, nossas habilidades ou conhecimentos não foram questionados”, explicam.
E quando a mulher une-se à bombeira, a emoção e a razão seguem lado a lado. “As mulheres têm a questão maternal muito aflorada e, talvez por isso, sejamos o amor incondicional, a busca pelo bem-estar, o ponto de equilíbrio, a confiança. Sempre pensamos na família da vítima, mas com o passar do tempo absorvemos as ocorrências de maneira diferente para que não nos abalemos psicologicamente”, frisam.
Momentos de risco e adrenalina fazem parte da rotina. Resgates, salvamentos e incêndios. Esses são alguns dos tipos de ocorrências que são atendidos. Atenção e foco são itens indispensáveis durante o trabalho. Esse é o mundo de quem escolhe ser bombeira.
E a todas as mulheres que são mães, amigas, esposas, filhas, irmãs, que dentre todos os seus afazeres ainda arrumam tempo para ajudar ao próximo, um Feliz Dia da Mulher.
8 de março – Dia Internacional da Mulher
Mulher com alma de menina
Unificada em um ser, sincero e dócil
Lindamente busca seus sonhos e objetivos
Honradamente procura pela felicidade
Esperança motiva sua determinação
Representante de vários papéis, esboço de amor
Hoje é seu dia!
Um belo dia!
Para homenagear a sublime criação divina.
A você mulher…
Guerreira, companheira, mãe, filha, educadora, estudante, determinada, sonhadora, apaixonada, meiga, querida, objetiva, a aptidão de infinitas capacidades
A você que sorri, mesmo quando chora..
Que não espera, mas faz a hora acontecer…
Um Feliz Dia da Mulher!