Geral

Grupo Escoteiro Pomerano completa cinco anos e realiza Sessão Solene

Há cinco anos surgia, em Pomerode, o Grupo Escoteiro Pomerano (GEP). E, para celebrar a data, será realizada uma Sessão Solene diferenciada na Câmara de Vereadores neste sábado, 11 de março, a partir das 14h. O evento é aberto ao público e toda a comunidade pomerodense, bem como autoridades, amigos e familiares do grupo estão convidados.

10 de março de 2017

Há cinco anos surgia, em Pomerode, o Grupo Escoteiro Pomerano (GEP). E, para celebrar a data, será realizada uma Sessão Solene diferenciada na Câmara de Vereadores neste sábado, 11 de março, a partir das 14h. O evento é aberto ao público e toda a comunidade pomerodense, bem como autoridades, amigos e familiares do grupo estão convidados.

O Grupo Escoteiro Pomerano, hoje, conta com 109 integrantes, dos quais 87 são crianças e jovens. No Brasil, são 85 mil e 30 milhões espalhados por 216 países.

Raphael Hoffmann, integrante do Grupo, reforça o convite e ressalta o trabalho desenvolvido na cidade. “É com imensa alegria, que convidamos a comunidade Pomerodense para a Comemoração do 5º Aniversário do Grupo Escoteiro Pomerano-90/SC. O movimento escoteiro aqui na cidade, incentiva e instrui mais de 87 jovens e crianças entre 07 e 21 anos. De forma lúdica, prática do trabalho em equipe e vida ao ar livre, busca desenvolver nestas crianças: valores, princípios e ideais.  Tudo para um desenvolvimento intelectual, físico, afetivo, social, espiritual e do caráter”.

O escotismo

O escoteiro pode ser qualquer pessoa entre 7 e 120 anos.  Dentro do movimento são divididos em seções. Os lobinhos são as crianças de 7 a 10 anos. Já os escoteiros tem de 11 a 14 anos, os seniores de 15 a 18 anos e os pioneiros de 19 a 21 anos. Após esta idade o jovem pode se inscrever como adulto voluntário, receber a capacitação para poder instruir.

Os escoteiros acampam, aprendem a fazer uma comida mateira, tem habilidade com as cordas e nós, além das instruções gerais sobre primeiros socorros. Mas, não fazem somente isto, essas são as atividades que a comunidade vê, pois são feitas fora da sede.  Nas reuniões semanais que temos, instruímos os jovens para a vida. Desde os 7 anos de idade eles aprendem fazendo, trabalhando e cooperando com sua equipe e dividindo o pouco que recebem.

“A proposta é complementar a formação que cada jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, e em nenhum momento queremos substituir essas instituições. Ao contrário, queremos agregar. Formar cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade”, frisa Raphael.

Baseados na Promessa, Lei Escoteira e também no método Aprender Fazendo, os jovens recebem sua formação e atuam em diversas áreas. Como trabalhos sociais, ambientais e assistenciais. “Quando o jovem se sente pronto para assumir, voluntariamente, um compromisso de vivência, ele faz a promessa escoteira. Um momento especial em que assume e se coloca à disposição do próximo, em toda e qualquer ocasião”, comenta.

O fundador do movimento, o inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, deixou vários livros e ensinamentos, dentre eles uma frase que praticamos sempre: Procure deixar o mundo um pouco melhor do que você o encontrou. “É isso que estamos tentando fazer em Pomerode, melhorar a qualidade de vida e formar cidadãos exemplos, pois as crianças, são sim, o futuro desta nação”, finaliza.

Notícias relacionadas