Geral

Fórmula 1 inicia neste domingo

A temporada de 2005 do Mundial de Fórmula 1 inicia à zero hora deste domingo, dia 6 de março, na Austrália, com 20 participantes, divididos em 10 equipes.

3 de março de 2005

A temporada de 2005 do Mundial de Fórmula 1 inicia à zero hora deste domingo, dia 6 de março, na Austrália, com 20 participantes, divididos em 10 equipes. E começa com algumas novidades no regulamento, como a proibição da troca de pneus desde a classificação até a corrida, a obrigatoriedade para a utilização do mesmo motor em dois finais de semana de Grande Prêmio e a mudança no sistema de definição do grid de largada.


Com relação aos pneus, a troca será permitida apenas em caso de furo. No entanto, está proibido o reabastecimento no momento da troca de pneu. Essa mudança imposta pela Federação Internacional de Automobilismo visa à redução da aderência do pneu e a aumentar o número de ultrapassagens ao longo da corrida.


Os motores terão de ser mais poupados também. No ano passado, era obrigatório utilizar o mesmo propulsor durante todo o fim de semana de Grande Prêmio, mas agora passará a ser a cada dois.


Com o novo regulamento, a FIA pretende reduzir a velocidade dos carros e o custo dos propulsores, especialmente para as equipes de menor orçamento, como a Minardi. Em caso de troca de motor, o piloto será punido com a perda de dez posições no grid.


Na definição do grid, a novidade é a criação de uma sessão na manhã de domingo. O sistema dos pilotos entrarem na pista separadamente para uma volta lançada – criado em 2003 – foi mantido.


No sábado, os pilotos entram na ordem inversa do resultado da corrida anterior. Por exemplo, para a abertura do campeonato, na Austrália, a ordem será baseada no resultado do GP do Brasil de 2004.


No domingo, os pilotos vão à pista na ordem inversa da classificação de sábado, mas terão de entrar com a quantidade de combustível que começarão a prova, pois os carros serão levados posteriormente para o parque fechado. O grid será definido pela média dos tempos das duas classificações.

Notícias relacionadas