Fome exagerada
Conforme especialistas, a maneira correta de se alimentar é comer normalmente na hora das refeições diárias e fazer refeições menores no meio das refeições maiores, geralmente a cada duas horas, após o café da manhã, almoço e jantar. Mas tem vezes em que a fome aperta. Ela não tem hora…
Conforme especialistas, a maneira correta de se alimentar é comer normalmente na hora das refeições diárias e fazer refeições menores no meio das refeições maiores, geralmente a cada duas horas, após o café da manhã, almoço e jantar. Mas tem vezes em que a fome aperta. Ela não tem hora para chegar e pode acontecer excessivamente. Confira as causas da fome exagerada e veja qual situação se encaixa em seu caso:
COMI FAZ POUCO TEMPO E AINDA ESTOU COM FOME – Essa vontade de comer, que nunca passa, está ligada ao descontrole do sistema chamado nutri-neurometabólico de homeostase, que regula o início e o término da alimentação. Ele tem como base os núcleos de saciedade, que determina a presença de distúrbios alimentares.
ACORDO FAMINTO – A explicação passa pelos peptídeos intestinais, principalmente a ghrelina. Tal hormônio abre o apetite, atrasa o metabolismo e também reduz a capacidade do corpo de queimar gordura.
LEVANTO NO MEIO DA NOITE PARA ASSALTAR A GELADEIRA – Se o sono é interrompido por excesso de apetite, fique atento! O despertar noturno em busca de comida pode ser sinal de um episódio de hipoglicemia. Ela ocorre devido a uma sensibilidade maior do sistema nutri-neuro-metabólico da pessoa, que passa a ter menos depósitos de glicose hepática ou muscular.
TENHO VONTADE DE PÃO
Esse desejo incontrolável acontece graças aos baixos níveis de serotonina, favorecendo o apetite por carboidratos e triptofano. Só que eles têm mais afinidade com o tecido cerebral e acabam sendo sintetizados, provocando a carência de serotonina.
MESMO SENTINDO MUITA FOME, COMO POUCO E O APETITE RAPIDAMENTE DESAPARECE – A boca começa a salivar ao ver o alimento, mas basta uma mordida para que se dê por satisfeito! Esse fato é denominado saciedade precoce. Como o sistema neurometabólico é muito sensível, as expressões genéticas se manifestam nos indivíduos que têm predisposição a tal transtorno e eles se sentem estufados.
SE COMO UM DOCE NÃO CONSIGO PARAR MAIS – Comer um brigadeiro só pode parecer impossível, mas na verdade é apenas mais um sintoma de uma vontade compulsiva provocada por uma saciedade tardia, também causada pelo sistema alterado. Esses casos são comuns, principalmente em pessoas que enfrentam dietas rigorosas ou fizeram corte brusco de determinados alimentos.