Coluna do Mani

Foco no turismo

As empresárias pomerodenses Camila Pedrini, Maitê Lang e Gicelle Lanser Corrêa, estiveram no Rio Grande do Sul, na última semana, procurando novas tendências e parcerias para o turismo de Pomerode. Este setor, que vem crescendo em nossa cidade, nos últimos anos, deve ser cada vez mais valorizado e buscar novos…

3 de setembro de 2021

As empresárias pomerodenses Camila Pedrini, Maitê Lang e Gicelle Lanser Corrêa, estiveram no Rio Grande do Sul, na última semana, procurando novas tendências e parcerias para o turismo de Pomerode. Este setor, que vem crescendo em nossa cidade, nos últimos anos, deve ser cada vez mais valorizado e buscar novos conhecimentos para o desenvolvimento deste segmento, é muito importante. Afinal, o que é bom para Pomerode, com certeza, será melhor ainda para sua população. Parabéns pela iniciativa!

 

Nobre ação

Na última semana, a Unicredi Vale Europeu realizou a entrega de doações de alimentos arrecadados durante o mês de julho e a primeira semana de agosto para a Apae Pomerode. De acordo com o gerente da agência Dirceu Tonn, cooperados participaram da campanha “Dia de Cooperar”, o que rendeu uma boa ação à entidade que atende alunos com necessidades especiais, em nossa cidade. Uma parte da doação foi em dinheiro e o valor foi repassado para o pessoal da Apae Pomerode. Uma nobre atitude e que merece o reconhecimento. Parabéns pela solidariedade, galera!

 

 

Pix

O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas nesta sexta-feira, dia 27, também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.

Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências intrabancárias.

Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de débito e boletos.

As instituições financeiras passarão a oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

 

Menor média móvel

O mês de agosto termina registrando o dia com a menor média móvel de casos de covid-19 do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os 25,7 mil casos registrados ontem (31) foi a menor média móvel de casos de 2021. A pasta aponta a vacinação como o principal motivo para a queda, que vem sendo registrada desde junho, quando chegou-se a notificar 74,79 mil casos da doença.

O ministro Marcelo Queiroga tem reiterado o compromisso de vacinar, até o fim de setembro, toda a população com idade acima de 18 anos, com pelo menos a primeira dose. Esse montante equivale a 160 milhões de pessoas. O ministério contabiliza que, no fim de agosto, 80% da população adulta já havia sido vacinada com a primeira dose. “Agora, a meta é completar o ciclo vacinal de todos os brasileiros adultos até o fim de outubro”, segundo nota da pasta, ao ressaltar que, até o momento, foram distribuídas 233,2 milhões de vacinas para todas as unidades federativas.

Ao todo, 130 milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 81,2% da população. A segunda dose (ou a dose única) já foi aplicada em 61,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 38,3% da população.

 

Notícias relacionadas