Geral

Floresta: 60 anos de história e conquistas

Fundada em 06 de janeiro de 1949, a Associação Esportiva Floresta iniciou sua história no campo situado entre as ruas Alex e Fritz Wachholz, que pertencia à equipe São Lourenço.

21 de fevereiro de 2009

Fundada em 06 de janeiro de 1949, a Associação Esportiva Floresta iniciou sua história no campo situado entre as ruas Alex e Fritz Wachholz, que pertencia à equipe São Lourenço. As atividades do São Lourenço se desenvolveram no início da década de 40. Posteriormente, a equipe daria espaço à Sociedade Esportiva Floresta. Mais tarde, o Floresta também passou a funcionar em outra sede. Já no novo campo, em 1962, situado atualmente na Avenida 21 de Janeiro, 1600 ? Centro, o Floresta formou o time dos magros.


O primeiro presidente foi Mário Jung e os sócios fundadores foram: Mário Jung, Alvin Henning, Lauro Germano Otto Harbs, Augusto Guilherme Schwanke, Osmar Rodrigues, Arthur Heidrich Kramer, Gustav Weber, Conrado Buerger, Victor Zastrow, Arno Weege, Ludwig Pajenkamp, Conrado Hass, Ludwig Joseph Basten, João Giovanella, Germano Selke, Rubens Wachholz, Haimo Kasulke, Hans Buerger, Quito Blank, Conrado Selke, Willi Germano Schwanke, Victor Weege, Willi Hass, Eugênio Hasse, entre outros.


A construção do Ginásio da Associação começou em 1979, sendo o então presidente Valdemiro Pedrini, e foi concluído no dia 28 de setembro de 1990, com a seguinte diretoria: Valmor Pedrini (presidente); Lourival Ramthun (vice-presidente); Jürgen Koenig (tesoureiro); Rolf Porath (secretário); Hans Baar (diretor de esportes); e o engenheiro responsável foi Luiz Selke. O Ginásio foi denominado Ludwig Joseph Basten e foi construído em convênio com a Prefeitura Municipal de Pomerode.


Em 2000, teve início no Floresta a escolinha de futsal, sendo o idealizador Jelson Luiz da Silva e o presidente Wanderlei Pedrini. Ainda com a mesma presidência, em 2006, começaram os trabalhos com a escolinha de futebol de campo. No ano de 2007, a Sociedade Esportiva Floresta passou a ser denominada Associação Esportiva Floresta, sendo o presidente Elvis Alberto Maass.


Várias conquistas fazem parte da trajetória esportiva do Floresta, como: na categoria adulto foi vencedor do Campeonato da Liga Pomerodense de Desportos (LPD) em 1992, 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2003 e vice-campeão em 2005; já na categoria sub-13 de futsal, foi campeão da 12ª edição do Sapinho de Verão, em 2008; entre outros. Também participou, junto com a Prefeitura Municipal de Pomerode, dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), nas modalidades de futsal e futebol, em Lages, no ano de 2002.


A Associação Esportiva Floresta também conta com uma sede social, que foi inaugurada em 21 de março de 2003. O Presidente da época foi Wanderlei Pedrini, o vice foi Paulo Maurício Pizzolatti e os diretores foram: Alcides Hackbarth, Arlindo Ewald, Elias Martins, Gerson Burger, Valcides Pedrini. Desde o dia 10 de julho de 2008, a Tausend assumiu o restaurante e lanchonete da sede social. No local, também são expostos os vários troféus conquistados pelo Clube, como também fotos que registram alguns momentos importantes vivenciados pela diretoria e atletas do Floresta.


A atual diretoria, eleita no dia 04 de fevereiro deste ano, é formada por: Carlo Wachholz (Presidente); Carlos Fernando Plaster (Vice-presidente); Ademar Ramthun (Secretário); Gilson Marques Vieira (2º Secretário); Shirlei Gueths Maass (Tesoureira); Gabriel Wachholz (2º Tesoureiro); John Luiz Karsten , César Augusto Corrêa e Alex André (Conselho titular); Ivanor Giese, Marcos Conrado Hass e Sarandy Mayer (Suplentes).


“Só tem história, quem tem passado… e aos poucos tem uma história tão vitoriosa quanto o Floresta. Parabéns a todos que nesses 60 anos construíram essa linda história. A todos que fizeram e fazem parte do VERDÃO, nosso muito obrigado”, esta é a mensagem da Diretoria.


Conrado Selke: lembranças guardadas na memória


Com 86 anos, Conrado Selke guarda documentos da Associação Esportiva Floresta e relembra da história vivenciada na mesma. Conrado foi Presidente do Clube durante quatro anos e também já assumiu o cargo de tesoureiro. “Eu participava das atividades do Floresta, mas não como jogador. Somente o meu filho, Carlos Alberto de Campos Selke (Carlinhos), jogou durante alguns anos pelo Clube”, conta.


Como se estivesse vivenciando os fatos, Corando contou detalhes e curiosidades sobre o Floresta. Com o fechamento do São Lourenço, alguns amigos resolveram fundar outro Clube Esportivo, em Pomerode. “Eu, o Arno Weege e o Artur Kraemer sempre assistíamos aos jogos do Olímpico, em Blumenau, e nos empolgamos com a ideia. Então, decidimos fundar o Floresta. O pessoal de Testo Rega e Testo Alto vinha assistir aos nossos jogos e depois também fundaram seus clubes. Antes do Floresta, existia somente o Vera Cruz em Pomerode, que foi fundado em 1944”, afirma.


“Antigamente, se festejava o terceiro dia de Natal no município de Pomerode e em 1948, no dia 27 de dezembro, alguns amigos combinaram sobre a fundação do Floresta, em reunião preliminar. Eu sou um dos únicos sócio-fundadores que ainda estão vivos”, comenta Conrado.


Em 06 de janeiro de 1949, foi oficialmente fundada a Sociedade Esportiva Floresta, em reunião no antigo Salão Heidonn, que ficava localizado no Centro de Pomerode. Na oportunidade, também foi discutido o primeiro Estatuto. A primeira Diretoria foi composta por: Mário Jung (Presidente); Alvin Henning (Vice-presidente); Lauro Germano Otto Harbs (Secretário); Augusto Guilherme Schwanke (Tesoureiro).


“O nome do Clube foi sugestão de Artur Kraemer. A viúva Paulina Weege deu para o Floresta 50 mil cruzeiros para o estádio ser nomeado Hermann Weege, logo depois que foi comprado. O Floresta funcionou no campo onde atuou o São Lourenço por cerca de cinco anos e as terras onde atualmente se localiza, foram compradas de Artur e Willi Greul”, revela Conrado.


“Victor Weege plantou a grama do Floresta e mandava molhar diariamente. Lea Vieira de Campos Selke, minha esposa, e sua irmã, Noemi Vieira de Campos Schoroeder, bordaram o emblema do Clube, nas primeiras camisas do Floresta”, lembra Conrado.


“O Prefeito de Blumenau, Hercílio Doege, teve a gentileza de emprestar os trilhos da estrada de ferro por 99 anos para fazer o alambrado do Floresta. Arnoldo Hass, o primeiro Prefeito de Pomerode, assinou o contrato, em 1959”, relata Conrado.


Em 1951, o Floresta sagrou-se campeão invicto da 1ª divisão de amadores da Liga Blumenauense de Futebol (LBF), entre 12 equipes participantes. “Este foi o primeiro título do Clube e no time, tínhamos muitos jogadores de fora”, lembra Conrado.


Alguns atletas do Floresta também ingressaram na 1ª divisão de profissionais. O contrato com a Confederação Brasileira de Desportos foi realizado, em abril de 1965. Com todos os contratos guardados, Conrado relembrou da época. “O Floresta voltou à 1ª divisão de amadores devido às condições financeiras. Mas quando estava na 1ª divisão de profissionais, chegou a empatar com o Olímpico, que era campeão estadual”, conta. Os jogadores ficaram até 1968 ou 1969 na 1ª divisão de profissionais e alguns foram: Nilton Müller, Luiz Hercílio de Souza, Antônio Costa, Victor Goede, Sigmar Greuel, Celso Boing, Afonso Buse, Guido Belz, Artur Ramos de Oliveira, Edgar Cril Kaviski, Valdir Borck e Di.


“A experiência que tive no Floresta valeu a pena, pois fizemos algo para Pomerode não só para nós e sim, para todos e para o futuro do município. Tínhamos altos e baixos. Foi uma luta para muita gente da cidade. Mas na vida temos alegrias e tristezas”, considera Conrado.


Fala Presidente


Eleito como Presidente do Floresta em fevereiro deste ano, Carlo Wachholz comentou sobre algumas propostas da Associação para 2009. “Estamos trabalhando para efetuar uma parceira com o Metropolitano, na modalidade de futebol de campo. Como também temos o trabalho com as categorias de base e alguns atletas estão ingressando no time adulto. Pretendemos disputar os mesmos campeonatos tanto nas categorias de base, como no adulto”, afirma.


Já na modalidade de futsal, o objetivo é disputar competições estaduais e regionais, como em Blumenau e Ascurra. “Além da participação na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) e nos Joguinhos Abertos, que o Floresta tem tanto no futsal como no futebol de campo”, completa Carlo.


A Associação Esportiva Floresta desenvolve um trabalho com as categorias de base, envolvendo aproximadamente 180 atletas nos naipes masculino e feminino. “Realizar este trabalho é muito importante, pois é uma valorização da iniciação esportiva. Temos alunos a partir de cinco anos e possibilitamos assim, o incentivo e a continuação da prática esportiva, deixando as crianças e adolescentes longe de vícios, como as drogas. Também visamos revelar novos atletas a âmbito estadual, como já tivemos, e talvez a nacional”, explica Carlo.


“Nosso principal objetivo é oportunizar o esporte também enaltecendo a qualidade de vida, para desta forma, formar cidadãos conscientes”, destacou Carlo.


Categorias de base


Para participar dos treinos das categorias de base do Floresta, os interessados precisam somente comparecer ao local antes do início das aulas. A inscrição é feita no local e este ano, os atletas não pagam mensalidade.

Notícias relacionadas