Fiscalização eletrônica: O que já se sabe sobre a volta dos radares, em Pomerode
Início de funcionamento do sistema está previsto ainda para o ano de 2023. Saiba mais:
Foto: Raphael Carrasco/JP
No dia 15 de julho encerrou-se a licitação das lombadas eletrônicas em Pomerode, resultando na desativação temporária dos radares de fiscalização de velocidade.
O sistema de fiscalização eletrônica será diferente do que havia sendo praticado, nos últimos anos.
“Tivemos uma alteração no objeto em virtude da alteração da legislação que trata sobre o tema, a resolução CONTRAN 798, e também a adoção de fiscalização somente através do controle de velocidade regulamentado para a via, não existindo nenhum ponto aonde ocorra a redução pontual da velocidade da pista (lombada eletrônica). Com base nestes quesitos a fiscalização irá atuar com radares fixos discretos, sem a utilização de ‘Display’, uma vez que visa apenas monitorar o limite de velocidade regulamentado na via, coibindo assim os excessos”, explica Waldemar Wuerges, gerente da Getran.
A lista com endereços, onde os novos equipamentos serão instalados, será divulgada pela Prefeitura de Pomerode, conforme prevê a legislação de trânsito, assim que for instaladas, na cidade.
Ainda, segundo a Getran, não haverá mudança nos limites de velocidade, continuando no limite de 50 km/h. Porém, não está descartada a instalação de algum equipamento, em trajetos específicos, que possam ser de velocidade inferior ao limite de 50 km/h.
O início do funcionamento do novo sistema de fiscalização eletrônica de velocidade, em Pomerode, está previsto para o início do mês de dezembro, quando termina o prazo de 45 dias para a instalação dos equipamentos, na cidade.
“Motorista, mesmo que não esteja sendo fiscalizada a velocidade na via, obedecer os limites estabelecidos garante um trânsito mais seguro. No trânsito escolha a vida!”, finaliza Wuerges.