Geral

Filhotes de Jacucaca nascem por incubação artificial, no Zoo Pomerode

Mesmo sem visitação, o Zoo Pomerode continua contribuindo para a conservação da biodiversidade

27 de abril de 2020

Em 2018 foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A AZAB irá contribuir com o ICMBio na elaboração e execução de planos de manejo ex situ (conservação fora do lugar de origem) de 25 espécies ameaçadas da fauna brasileira. O principal objetivo deste acordo é aperfeiçoar a organização das populações cativas dessas espécies no Brasil, afim de garantir suas viabilidades genéticas e demográficas, tornando possível o manejo populacional na natureza, quando necessário.

Dentro deste Acordo, está a Jacucaca (Penelope jacucaca), espécie que o Zoo Pomerode mantém a alguns anos. E no final do mês de março, nasceram os primeiros filhotes de Jacucaca no Zoo, através de incubação artificial. Os filhotes estão recebendo todo o cuidado necessário de toda nossa equipe.

Estes nascimentos são muito importantes para a conservação da espécie, que sofre com à fragmentação e destruição de seu habitat, além da caça, que é, provavelmente, a ameaça mais relevante para a sua conservação.

Notícias relacionadas