Fesporte divulga calendário esportivo para 2004
Em entrevista coletiva à imprensa, o diretor geral da Fesporte João Ghizoni divulgou, o calendário esportivo para 2004, que já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto.
Em entrevista coletiva à imprensa, o diretor geral da Fesporte João Ghizoni divulgou, o calendário esportivo para 2004, que já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto. Entre as novidades anunciadas, estão a nova divisão regional, a criação dos Jogos Escolares de Santa Catarina e a disputa da fase estadual dos Jogos Abertos em três sedes, além de alterações da faixa etária para este evento, bem como para a Olesc e Joguinhos Abertos.
Para os Jogos Escolares a faixa etária será de 11 a 14 anos enquanto que para a Olesc de 14 a 16 anos. Já para os Joguinhos a idade será de 15 a 18 anos. A partir dos 16 anos será a idade inicial para a disputa dos Jogos Abertos. Estas competições, em suas fases de classificação, serão disputadas sob coordenação das 29 Secretariasa Regionais e seus integradores esportivos, obedecendo à nova estrutura administrativa de Santa Catarina implantada pelo governador Luiz Henrique.
Ghizoni enfatizou que a Fesporte esta implantando um sistema de informática com a compra de 29 computadores o que permitirá que os integradores esportivos implantem a descentralização esportiva. “Nossa perspectiva é que todo o processo de inscrição de atletas seja feito pelos integradores via on-line, isso proporcionará também agilidade, eliminação de excesso de papelada e a dupla inscrição de atletas por municípios diferentes”.
Outra novidade anunciada é que a escolha da sede dos Jogos Abertos deverá ser feita com dois anos de antecedência. O calendário com todas as mudanças está sendo enviado aos municípios. E é com o objetivo de discutir e esclarecer sobre as mudanças que a Fesporte estará nos dias 26 e 27 no Hotel Cambirela, em Florianópolis, reunindo com seus integradores desportivos. Participarão também os gerentes da organização e do lazer das secretarias regionais.
O diretor informou que essas mudanças representam um grande avanço para o esporte catarinense pois os dirigentes esportivos terão à sua disposição um calendário permanente da Fesporte, o que significa tempo suficiente para uma melhor preparação. “Pelo nosso calendário realizaremos os Jasc?s sempre na última quinzena de outubro e na primeira quinzena de novembro. Já os Joguinhos, sempre na segunda quinzena de setembro e Olesc no primeiro período de julho”.
Outro ponto positivo, segundo Ghizoni, é que o calendário esportivo catarinense está se inserindo ao calendário nacional com os grandes eventos esportivos como os Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos Abertos Brasileiros.
Entre as principais alterações do regulamento de Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos estão o critério para exclusão de modalidades, classificações para as etapas estaduais e disputas entre as regiões. De acordo com a decisão do Conselho em 2004 e 2005 será mantido o mínimo de 8 equipes para participação da modalidade em 2006 e 2007, 10 equipes e, a partir de 2008, o número mínimo será de 12 equipes.
O número de classificados é de um por região desde que haja um mínimo de quatro equipes para a disputa da competição. Caso contrário as equipes podem migrar, mas somente entre as regiões definidas pelo Conselho. Persistindo a falta de equipes a Fesporte pode definir o critério para apontar o classificado da modalidade na região. O calendário completo com as mudanças está disponível no site da Fesporte: www.fesporte.sc.gov.br.