Geral

Feira do Peixe Vivo acontece no sábado

Neste sábado, dia 23 de março, acontece mais uma edição da Feira de Peixe Vivo. Desta vez, o evento será realizado no Pavilhão Municipal de Eventos. A edição extra no mês de março é em virtude da Páscoa, que será comemorada na semana que vem.O local foi escolhido devido ao…

1 de junho de 2015

Neste sábado, dia 23 de março, acontece mais uma edição da Feira de Peixe Vivo. Desta vez, o evento será realizado no Pavilhão Municipal de Eventos. A edição extra no mês de março é em virtude da Páscoa, que será comemorada na semana que vem.O local foi escolhido devido ao fato de possuir mais espaço físico, tendo em vista que a expectativa é que a quantidade de pessoas seja ainda maior do que nas edições anteriores.
O preço do kg do peixe será de R$ 5,00 reais para todas as espécies, como a Tilápia, Cascudo, Carpa, Traíra e Bagre.

O Projeto – O Projeto Peixe Vivo acontece desde o ano passado e tem como intuito fortalecer e apoiar produtores locais de peixes, bem como proporcionar um produto diferenciado aos pomerodenses.
O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da cidade, Maurício Wisnieswski, enaltece a importância deste Projeto. 'Além da venda dos peixes, temos outros produtos artesanais, frutas e verduras sem agrotóxicos à venda no local. São produtos pomerodenses e que atestamos a qualidade por ser daqui', explica o Secretário.
Os peixes ficam armazenados em tanques com água e oxigênio. Para participar da venda, os piscicultores podem ou não ser associados da Associação de Piscicultores de Pomerode. Havendo, apenas, uma taxa para não sócios.
A Associação, assim como a Prefeitura, apenas apoia e auxilia o Projeto, sendo a renda revertida diretamente ao produtor. Este ano, o quilo custará R$5. Dentre as espécies de peixes, as mais comuns nessa venda são Carpa, Tilápia, Pacu e Traíra.
Este ano há um critério de avaliação para os produtores. 'Antes de efetuar as vendas, a Secretaria vai até o piscicultor para analisar o tipo do peixe, bem como seu tamanho, para que haja um padrão de qualidade aos clientes', afirma Maurício.
A média de venda, no ano passado, foi de cerca de 600 kg por dia. O Projeto ocorre uma vez por mês, sempre no primeiro sábado. Aos interessados em participar do Projeto, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e falar com o Secretário, de preferência, pessoalmente.

Notícias relacionadas