Feira do Peixe Vivo acontece no sábado
Neste sábado, dia 23 de março, acontece mais uma edição da Feira de Peixe Vivo. Desta vez, o evento será realizado no Pavilhão Municipal de Eventos. A edição extra no mês de março é em virtude da Páscoa, que será comemorada na semana que vem.O local foi escolhido devido ao…
Neste sábado, dia 23 de março, acontece mais uma edição da Feira de Peixe Vivo. Desta vez, o evento será realizado no Pavilhão Municipal de Eventos. A edição extra no mês de março é em virtude da Páscoa, que será comemorada na semana que vem.O local foi escolhido devido ao fato de possuir mais espaço físico, tendo em vista que a expectativa é que a quantidade de pessoas seja ainda maior do que nas edições anteriores.
O preço do kg do peixe será de R$ 5,00 reais para todas as espécies, como a Tilápia, Cascudo, Carpa, Traíra e Bagre.
O Projeto – O Projeto Peixe Vivo acontece desde o ano passado e tem como intuito fortalecer e apoiar produtores locais de peixes, bem como proporcionar um produto diferenciado aos pomerodenses.
O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da cidade, Maurício Wisnieswski, enaltece a importância deste Projeto. 'Além da venda dos peixes, temos outros produtos artesanais, frutas e verduras sem agrotóxicos à venda no local. São produtos pomerodenses e que atestamos a qualidade por ser daqui', explica o Secretário.
Os peixes ficam armazenados em tanques com água e oxigênio. Para participar da venda, os piscicultores podem ou não ser associados da Associação de Piscicultores de Pomerode. Havendo, apenas, uma taxa para não sócios.
A Associação, assim como a Prefeitura, apenas apoia e auxilia o Projeto, sendo a renda revertida diretamente ao produtor. Este ano, o quilo custará R$5. Dentre as espécies de peixes, as mais comuns nessa venda são Carpa, Tilápia, Pacu e Traíra.
Este ano há um critério de avaliação para os produtores. 'Antes de efetuar as vendas, a Secretaria vai até o piscicultor para analisar o tipo do peixe, bem como seu tamanho, para que haja um padrão de qualidade aos clientes', afirma Maurício.
A média de venda, no ano passado, foi de cerca de 600 kg por dia. O Projeto ocorre uma vez por mês, sempre no primeiro sábado. Aos interessados em participar do Projeto, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e falar com o Secretário, de preferência, pessoalmente.