Fase final da Liga Nacional reúne 16 equipes de todo o Brasil
Pomerode está respirando voleibol. Desde o dia 16/08, segunda-feira, está acontecendo em nossa cidade a fase final da Liga Nacional, o maior campeonato de clubes do mundo. Além do título da competição, os 16 times participantes buscam duas vagas para a Superliga 2010/2011. O naipe masculino conta com oito equipes,…
Pomerode está respirando voleibol. Desde o dia 16/08, segunda-feira, está acontecendo em nossa cidade a fase final da Liga Nacional, o maior campeonato de clubes do mundo. Além do título da competição, os 16 times participantes buscam duas vagas para a Superliga 2010/2011.
O naipe masculino conta com oito equipes, divididas em duas chaves. Chave A: Aprov/Uniesc/PMC (SC), Murício de Nassau (PE), Clube do Remo (PA) e Nilton Lins (AM). Chave B: Bravo Funcap/Niterói (RJ), Upis (DF), Unifor (CE) e Recanto/Galo Vôlei (AM). Pelo lado feminino, mais oito equipes formam outras duas chaves. Chave A: Pomerode/ADP, Pauta/São José, Clube do Remo (PA) e Unifor (CE). Pela Chave B, jogam Banana Boat/FUTC (MG), Clube Fênix de Rio Verde (GO), Ferroviário A.C. (RO) e São Sebastião/Semp Toshiba (AM).
Reunião e Congresso Técnico
No domingo, dia 15/08, foi realizada reunião com a equipe técnica da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode. O encontro serviu para a definição dos acertos finais para a Liga Nacional de Voleibol. O diretor Executivo da CBV, Renato D?Ávila falou da referência que Santa Catarina possui em relação ao voleibol no país e disse que se surpreendeu com Pomerode: ?O município já está neste cenário há três anos. Estamos no caminho da interiorização, onde as pessoas têm carência do esporte. Já nas cidades grandes o que acontece é o excesso. A CBV quer investir cada vez mais no interior do país?, enfatizou.
A abertura da competição aconteceu no dia 16/08, também no Auditório da Prefeitura de Pomerode, às 19 horas. Na oportunidade, os representantes das 16 equipes participantes puderam ter o primeiro contato com o Comitê Organizador. Estiveram presentes o prefeito municipal Paulo Pizzolatti, vice-prefeita Gladys Siewert, presidente da Federação Catarinense de Voleibol Dante Klaser, o presidente da Funpeel Arlindo Ewald, presidente da AD Pomerana Doglas Rohling e a representante da CBV Cilda Dangelis, além de demais membros do Comitê Organizador.
Em seu discurso, o prefeito se colocou à disposição da CBV e dos clubes, falou do seu interesse pelo esporte e do quão importante é para a cidade. Ressaltou que a equipe de Pomerode tem mantido o equilíbrio e demonstrado grande trabalho mesmo diante de gigantes do voleibol nacional. Ao final, desejou a todos boas vindas e que sintam-se em casa nesta semana de competições.
Sistema de disputa
Nos dois naipes, a forma de disputa é a mesma. As oito equipes estão divididas em dois grupos, jogando entre si na primeira fase, dentro da chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as semifinais, e os vencedores destes jogos disputarão o título da competição. As finais, tanto a feminina quanto a masculina, serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv, nos dias 21 e 22/08.
Vitória na estreia
No dia 17/08, terça-feira, a torcida compareceu em bom número ao ginásio Ralf Knaesel, para prestigiar o primeiro jogo do time da casa. E a Pomerode/ADP retribuiu o carinho do público com uma vitória sobre o Clube do Remo (PA) por 3 sets a 0 (25×16, 25×17 e 25×14), em partida válida pela primeira rodada do grupo A.
Apesar da vitória, o técnico Rogério Portela, admitiu que o time sentiu a falta de ritmo de jogo. No entanto, o treinador lembrou que nossas meninas se soltaram no decorrer da partida. ?Fazia tempo que nós não jogávamos em casa. O time estava um pouco apreensivo no início, mas cresceu ao longo da partida. É bom poder voltar a Pomerode e jogar diante de nossa torcida?, disse.