Falta de estrutura necessária
Embora recheado de canteiros e árvores, a praça necessita de estruturas que atendam as necessidades da população.
Localizada anexa à Casa do Imigrante Carl Weege, no bairro Pomerode Fundos, a Praça Lauro Guenther é um local tranquilo, bonito, bem cuidado, muito colorido e confortável. Às margens da SC-110, o local é frequentado por muitas pessoas que tem o intuito de se exercitar, já que a praça é o único lugar além do Parque Municipal que possui os aparelhos de ginástica públicos.
Durante o dia, diversas pessoas passam pelo local, em especial idosos, para fazer exercícios nos aparelhos. Uma destas pessoas é a senhora Úrsula Storch, que frequenta a praça no mínimo três vezes por semana. Para ela, foi muito importante a instalação dos aparelhos, pois antes, tinha de se deslocar até o Parque Municipal. Como eu moro aqui perto, estes aparelhos facilitaram minha locomoção para que eu mantenha a qualidade de vida, pois posso vir de bicicleta ou até mesmo a pé, o que para mim é ótimo.
A academia ao ar livre foi inaugurada no dia 19 de abril deste ano, em uma parceria com a Unimed, visando promover a qualidade de vida da população que reside ao local. Com simulador de caminhada, esqui, cavalgada e remo, rotação dupla diagonal, alongador, bicicleta, voador peitoral e dorsal, entre outros equipamentos, o local tornou-se mais uma opção de lazer para a comunidade.
A instalação da academia também foi uma questão segurança, visto que muitas pessoas caminhavam e se exercitavam ao longo da rodovia SC-110, o que era muito perigoso. Com este espaço o cidadão pode, de modo seguro, praticar exercícios e ainda ter mais uma opção de lazer.
Para Úrsula, o problema está, justamente, na falta de uma área coberta, pois quando chove, a prática de exercícios fica impossibilitada. Mesmo depois da chuva, não se pode usar os aparelhos, pois eles permanecem molhados. Gosto de frequentar este local, mas quando chove, não dá para vir para cá. Não tem aonde posso ficar para não me molhar. Eles poderiam colocar alguns aparelhos em baixo de telhados, pois assim, mesmo em dias de chuva, a praça seria utilizada relata.
Outro problema apontado é em relação às crianças. Não existe uma área recreativa para elas se divertirem. Os aparelhos de ginástica são recomendados apenas para crianças maiores de 12 anos, pois, se frequentado pelos pequenos, podem causar acidentes, pois a academia se torna muito grande para eles. Falta sim um espaço para as crianças, pois os pais vêm aqui se exercitar e elas, ou estão nos aparelhos também, correndo o risco de sofrer um acidente, ou ficam sentadas, sem poder se divertir afirma Úrsula.
À noite, a praça é bem iluminada, pois conta com as luzes que vem da Casa do Imigrante e também, com a iluminação da própria SC-110. Porém, mesmo iluminada, o local se torna perigoso, pois fica às margens da rodovia, que é muito movimentada neste horário, e, portanto, torna-se um risco para crianças.
Como a praça fica num local retirado, onde não há muitas residências por perto, à noite, quem a frequenta fica apreensivo com relação à criminalidade. Portanto, para se frequentar este local à noite, é preciso maior segurança. Como há poucos moradores ao redor, atos ilícitos são facilitados.
Também há um córrego que passa próximo ao local, que também pode causar acidentes, pois não existe precaução nenhuma.
Um local bonito também necessita de seus reparos. A beleza não esconde os problemas que a praça apresenta e que devem ser melhorados para o bem-estar da população. Manter um local seguro e bem equipado é necessário para que a população se sinta tranquila para frequentar os belos locais que Pomerode tem a oferecer.