Geral

Exercendo o poder de liberdade

Diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus. Que a população tem o direito de participar da política do país, estado ou cidade. Que eles não só podem, como devem, estar presentes nas decisões a serem tomadas.

1 de junho de 2015

Diz o ditado que a voz do povo é a voz de Deus. Que a população tem o direito de participar da política do país, estado ou cidade. Que eles não só podem, como devem, estar presentes nas decisões a serem tomadas. Que devem estar cientes do que esta acontecendo dentro do Governo e com seus governantes.

A Democracia é uma forma de regime onde, em teoria, o povo tem voz ativa na política e nas decisões em prol do Estado. As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseados em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (democracia pura), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (democracia indireta), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

 

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia da Democracia. Acredita-se que o início da data tenha referência com a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, que é considerada o ponto de partida para a retomada do processo democrático no Brasil. Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, durante uma sessão de tortura, na Rua Tomás Carvalhal, 1.030, no bairro do Paraíso, em São Paulo, num prédio utilizado pelo Destacamento de Operações Internas. A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra a tortura, prisões arbitrárias e desrespeito aos direitos humanos.

 

Muito se questiona sobre a eficiência da Democracia na sociedade. Uns afirmam que ela é bem empregada e que a voz do povo é ouvida de maneira significativa, enquanto outros dizem que faltam mais direitos de expressão para a população, que as reivindicações não são atendidas ou não são levadas a sério.

 

Uma das formas de expressar a insatisfação com a atual gestão de governo é através das manifestações e protestos que reivindicam que alguma medida seja tomada ou ação seja mudada. Estas revoltas populares, desde que sejam pacíficas, mostram a opinião do povo com relação a determinados assuntos.

 

Um exemplo disso, foram as manifestações ocorridas em julho deste ano, que revelaram profundo aborrecimento dos brasileiros quanto a forma como o governo estava conduzindo o país. O povo se uniu com o objetivo de pedir mudanças e uma reforma política, exercendo a liberdade de expressão que lhe é garantida por lei.

 

O regime democrático é a forma que o povo tem de participar das decisões que são cabíveis a si próprio, que influenciarão em sua qualidade de vida, educação, e saúde. Um dia para lembrar da Democracia é extremamente importante para fazer menção ao que o povo merece conhecer e precisa lutar.

Notícias relacionadas