Estudante pomerodense é medalhista de ouro na OBMEP 2024
Confira os demais resultados dos alunos de Pomerode
Letícia também já foi medalhista de prata em outras edições. (Foto: Isadora Brehmer / JP)
A estudante de Pomerode, Letícia Hornburg, de 13 anos, da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024. Ela foi a única aluna do município a conquistar o ouro. Outros estudantes de Pomerode foram medalhistas, com uma medalha de prata e três de bronze.
Letícia comenta que, após fazer a prova da 2ª etapa da OBMEP, pensou inicialmente que conquistaria uma medalha de prata, mas quando recebeu a notícia de que tinha conquistado o ouro, por meio sua professora, o sentimento foi de alegria.
“Quando eu fiquei sabendo do meu resultado eu me emocionei muito, comecei a chorar de felicidade. Logo depois mandei mensagem para os meus pais e contei para todos da minha família. Foi um momento muito especial”, conta Letícia.
Para chegar a este resultado, além da dedicação às aulas que já fazem parte da grade curricular, Letícia frequentou as aulas específicas para o treinamento para a OBMEP, oferecidas na Escola Amadeu da Luz. Segundo a estudante, o que também ajudou muito na sua preparação e na sua evolução em relação aos conhecimentos matemáticos foram as aulas do Programa de Iniciação Científica (PIC).
“Como em 2023 eu conquistei uma medalha de prata, fui convidada para o PIC, onde eu tive a oportunidade de aprender muito e evoluí, tanto que conquistei o ouro na edição de 2024. Eu fiquei muito feliz em ter alcançado esta conquista”, declara.
Segundo a estudante, sua rotina de estudos é tranquila, já que tem facilidade de assimilar os conteúdos em sala de aula, dedicando-se sempre às tarefas passadas pelos professores, em casa.

Letícia com a mãe, Tânia, e a diretora da EBM Dr. Amadeu da Luz, Scheila Maas. (Foto: Isadora Brehmer / JP)
Os pais de Letícia, Tânia Maria Erdmann Hornburg e Ricardo Hornburg, comentam que o sentimento com a conquista da filha é de orgulho. “Foi muito emocionante quando ela nos contou que havia conquistado o ouro. Desde o início da vida escolar dos nossos filhos sempre os acompanhamos, incentivamos o estudo, e aos poucos a Letícia foi nos surpreendendo com suas conquistas. E estamos ao lado dela, para o que for, muito orgulhosos pelos frutos que ela está colhendo”, declaram.
A diretora da Escola Amadeu da Luz, Scheila Maas, enalteceu a conquista de Letícia e também falou sobre o papel da escola em relação a oferta de oportunidades. “Os louros são da Letícia, mas também são fruto de um trabalho intenso que a Escola faz e nos alegramos muito pela conquista deles, ficamos muito felizes e orgulhosos, também em relação ao trabalho dos professores, a exemplo da professora Malaica. Todos os alunos têm a oportunidade de participar da OBMEP e se destacar. O resultado vem com o esforço de cada um, da dedicação em prol daquele sonho, e a Letícia foi uma das alunas que aproveitou esta oportunidade”, frisa.
Por ser medalhista de ouro, Letícia foi convidada para a cerimônia nacional de premiação da OBMEP 2024, a ser realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, também com atividades exclusivas aos medalhistas.
Outros medalhistas de Pomerode
Além da medalha de ouro conquistada por Letícia Hornburg, Pomerode teve outros alunos premiados com medalhas de prata, bronze e com menções honrosas.
Confira a lista de todos os premiados da cidade:
Prata
Renan Augusto Selke – Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais
Bronze
Bruno Eduardo Ehmke – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Anike Hamann Modro – Escola de Ensino Médio Erwin Curt Teichmann
Marco Antônio Weber – Escola de Ensino Médio Erwin Curt Teichmann
Menção honrosa
Laís Kamile da Luz – Escola de Educação Básica Municipal Professor Vidal Ferreira
Cauã Limao Krahm Matias – Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes
Vitor Kauã Teske – Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi V. C. Schroeder
Alicia dos Santos – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Andrey Vitor Blunk – Escola de Educação Básica Municipal Duque de Caxias
Clara Isabel Manske – Escola Básica Municipal Almirante Barroso
Jean Pilar Tralzinski – Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi V. C. Schroeder
Lara Francisca Storch – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Tiziano Magro – Escola de Educação Básica Municipal Professor Vidal Ferreira
Renan Kaue Krieck – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Cauê Carlini Konell – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Tales Augusto Oestreich – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Anny Vitória Bieging – Escola de Educação Básica Municipal Professor Vidal Ferreira
Sofia Nalu Jandre – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Gabrielle Dorn – Escola Básica Municipal Almirante Barroso
William Braun Hardt – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Sarah Borges Lucio – Escola de Educação Básica Municipal Duque de Caxias
Guilherme de Souza – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Richard P. Rahn – Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes
Kauan Martins de Castro – Escola de Educação Básica José Bonifácio
Isaac Luiz Soares de Vasconcelos – Escola de Ensino Médio Erwin Curt Teichmann
Isabelly Luiza Wagenknecht – Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais
Eduarda Gabrielle Schoenfelder – Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais
Rafael Henrique Luemke – Escola de Educação Básica José Bonifácio
Marie Joseph Nemr – Escola de Educação Básica José Bonifácio
Kamile Vitoria Meier – Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais
Enzo Estanqueiro Mazalli – Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Melissa Isabella Schutz – Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Nicolas Tito Dallmann – Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Professores premiados
Malaica Hille – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Marinho Rodrigues de Almeida – Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Escolas premiadas
Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
