Estudando Pomerode através da Internet
E.B.M. Prof. Vidal Ferreira
Os alunos do 4º ano da E.E.B.M. Prof. Vidal Ferreira estão estudando o Município de Pomerode, pesquisando diversas informações que fazem parte dos conteúdos mínimos de Geografia e História.
Muitas destas aulas estão sendo realizadas no Laboratório de Informática, onde os alunos, através de atividades diversificadas buscam informações sobre a nossa querida cidade de Pomerode.
A primeira atividade realizada foi a visita ao Portal da Prefeitura Municipal de Pomerode. Lá os alunos puderam pesquisar diversos assuntos como, por exemplo: o brasão e a bandeira de Pomerode, sua história, características gerais, atrativos turísticos e culturais, entre outras informações relevantes.
Outra atividade realizada foi a observação de Pomerode através do programa Google Earth, através dele puderam ?viajar? pela cidade conhecendo diversas localidades e vendo a nossa escola através de fotos do satélite.
O site de pesquisa Google foi utilizado, através dele os alunos tiveram acesso a diversas páginas que falavam sobre Pomerode e puderam comparar com o material que já haviam pesquisado anteriormente.
O professor Werner ressaltou que além de ler e comentar sobre dados históricos eles encontraram várias fotos sobre como era Pomerode antigamente, o que chamou muita atenção, sendo que os próprios alunos fizeram comparação do passado com os dias atuais podendo observar a diferença e o crescimento do Município.
Na disciplina de Geografia os alunos pesquisaram vários assuntos do seu interesse relativos ao tema como, por exemplo: hidrografia, clima, relevo, indústria, comércio, meios de comunicação e meios de transportes.
Além destes assuntos, os alunos visitaram o site do Zoológico de Pomerode e dos diversos meios de comunicação do município e gostaram principalmente de ver o JP Escola na Internet, pois a maioria só conhecia a versão impressa.
Vale lembrar que os alunos, durante estas aulas, tiveram o suporte do tecnólogo educacional Fabiano Pradié D?Oliveira e do professor da turma, Werner Dallmann.
Equipe JP