Estrutura comprometida
Com mais de 10 anos de existência, a Unidade de Saúde Prefeito Alwin Klotz, no Centro, foi interditada na sexta-feira, dia 05 de julho.
Com mais de 10 anos de existência, a Unidade de Saúde Prefeito Alwin Klotz, no Centro, foi interditada na sexta-feira, dia 05 de julho. De acordo com as informações da Prefeitura, o laudo técnico da situação da Unidade de Saúde será efetuado por uma empresa especializada, na segunda-feira, dia 08 de julho.
A obra do Posto de Saúde foi efetuada em terreno aterrado e sem estaqueamento, uma vez que no projeto inicial constava apenas um prédio térreo, onde seria implantada a rodoviária da cidade.
Em coletiva de imprensa efetuada na sexta-feira, o Prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli, explicou a situação do Posto de Saúde e informou que os problemas iniciaram, há quatro anos, quando o prédio apresentou avarias em seu fundamento e teto. Depois dessa observação, novos problemas foram detectados durante a construção da sede do INSS. No entanto, a gravidade da situação pôde ser comprovada quando o rolo compactador, na semana passada, que trabalha na obra de asfaltamento da Ponte do Ramthun, fez com que o prédio vibrasse. Com isso, enviamos nosso Secretário de Planejamento e Defesa Civil ao local, que condenou o prédio, enaltece o Prefeito.
A notícia sobre a possível interdição do local foi na tarde de quinta-feira, dia 04 de julho, sendo confirmada na sexta-feira. No local foram constatadas rachaduras no chão, paredes, azulejos e caibros. Além disso, o prédio antigo também está pendendo sobre a ampliação, causando danos na estrutura.
Com isso, todas as atividades que são realizadas no Posto de Saúde do Centro serão remanejadas para três locais prédios, no Centro. Nesta sexta-feira, os funcionários estão encaixotando as coisas para que, na próxima semana, possam estar atendendo em três prédios centrais da cidade, que divulgaremos assim que todos os contratos de locação estiverem assinados, afirma.
O prefeito explica ainda que o prédio será implodido, uma vez que sua estrutura está toda comprometida. E, futuramente, uma nova sede deverá ser construída, mas ainda sem data definida. Não temos data para nada ainda. Nossa preocupação agora é em garantir a segurança dos colaboradores e pomerodenses usuários do Posto. Iremos buscar, junto ao Governo Estadual e Federal, recursos para a implantação do novo prédio, conta.
O atendimento médico, em consultórios, será remanejado a outros Postos de Saúde até que possam atender aos requisitos básicos e tenham autorização de funcionamento nas salas no Centro da cidade. Todas as consultas marcadas terão confirmação de local e horário. Também estamos estudando alternativas de transporte, uma vez que os atendimentos acontecerão em todos os cantos da cidade, explica.
O Samu, que também possui sua sede no local, será transferido para uma sede definitiva, a partir de segunda-feira, no Centro.
O prédio, que foi ampliado em 2007, abriga diferentes setores da Secretaria da Saúde, sendo sede dos serviços administrativos, de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Farmácia Básica, além do Samu. No primeiro piso, responde como posto de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) para os moradores do Centro. O local atende também como central de referência de especialidades, dispondo de profissionais da área de odontologia, cardiologia, psicologia, nutrição, pediatria, ginecologia e fonoaudiologia, entre outros.
Remanejamento de atendimento médico:
TESTO CENTRAL – Dr. José – Ortopedista; Marlise – Téc. de Enfermagem.
RIBEIRÃO CLARA – Dr. Fabrício – Pediatra; Naide – Recepcionista; Cláudia- Téc. de Enfermagem.
TESTO REGA – Dra. Ana – Geriatra; Dr. Eduardo e RX Odontológico – Dentista; Maria – Téc. de Enfermagem.
TESTO ALTO – Ilse – Recepcionista.
WUNDERWALD – Dr. Elias – Ginecologista; Retirada de medicamentos controlados e especiais;
CAPS – Vanessa – Fonoaudióloga; Kézia – Psicóloga.
POMERODE FUNDOS – Dr. Paulo – Dentista.
RIBEIRÃO AREIA – Dr. Gilberto – Médico ESF; Dr. Tafner – Cardiologista; Michelaine – Téc. de Enfermagem; Bruna – Téc. de Enfermagem; Vacinas do Wunderwald e Centro serão administradas no Ribeirão Areia.
Agendamento de ambulância, somente pelo telefone 3387-7600.