Esta borboleta rara tem asas que parecem ser de vidro; confira
Seu tempo de vida varia de 6 a 12 semanas
Foto: Almir Cândido de Almeida
A Greta oto, popularmente conhecida como borboleta transparente, é uma espécie rara encontrada predominantemente na América Central e na América do Sul.
Descoberta em1854 pelo naturalista britânico William Chapman Hewitson, esta borboleta pertence à família Nymphalidae e à tribo Ithomiini.
A principal característica distintiva da Greta oto são suas asas transparentes, que apresentam apenas uma leve coloração vermelha e castanha ao seu contorno. Essa transparência ajuda a camuflá-la na floresta tropical, oferecendo proteção contra predadores. No entanto, suas cores vibrantes também servem como um alerta, pois a borboleta é venenosa.
A alimentação da Greta oto consiste principalmente no néctar das flores. Os machos, no entanto, também se alimentam de néctar de plantas venenosas, acumulando toxinas que transmitem às fêmeas durante o acasalamento e, consequentemente, aos ovos.
Pesquisas da Universidade da Califórnia em Berkeley revelaram que as asas da Greta oto possuem tipos diferentes de escamas que, além de repelirem a água da chuva, minimizam a reflexão da luz, mantendo a transparência.
A borboleta transparente mede, em média, entre 2,8 e 3 centímetros e pode carregar até 40 vezes o seu peso. Seu tempo de vida varia de 6 a 12 semanas.
Embora o número exato de Greta oto seja desconhecido, o Museu de História Natural da Flórida indica que a maior parte da população está concentrada em áreas de alta biodiversidade, como a Cordilheira dos Andes e a Mata Atlântica no Brasil.
A destruição do habitat, devido ao desmatamento e a transformação de terras para agricultura representa uma ameaça significativa para sua sobrevivência.