Espetáculo infantil
O homem sempre teve a necessidade de representar. Representar suas tristezas, angústias, alegrias, entre outros sentimentos. Seja inicialmente para cultuar deuses e posteriormente uma atividade dramática cultural encenada por muitos povos, o fato é que a partir de então o teatro faz parte da nossa cultura.
O homem sempre teve a necessidade de representar. Representar suas tristezas, angústias, alegrias, entre outros sentimentos. Seja inicialmente para cultuar deuses e posteriormente uma atividade dramática cultural encenada por muitos povos, o fato é que a partir de então o teatro faz parte da nossa cultura.
Desde os tempos de Platão o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar. Historicamente, atividades de expressão dramática eram estudadas e centradas com valores didáticos, ou seja, o teatro era tido como formador da personalidade do homem. O teatro foi um importante instrumento educacional na medida em que difundia o conhecimento e representava, para o povo, o único prazer literário disponível na época de Platão e Aristóteles.
A história do Teatro Infantil no Brasil teve um início catequético e jesuítico. Começou com o Padre Anchieta e o Padre Manoel da Nóbrega, que o utilizavam como forma auxiliar, didática e pedagógica, de catequese. Foi a partir da década de 1970 que o teatro-infantil passou a ser visto também como uma atividade artística. Assim, o teatro infantil passou a apresentar duas modalidades: o teatro com uma função pedagógica, visão que historicamente já vinha sendo abordada, referindo-se ao desenvolvimento da criança na realização de atividades de teatro e a outra dimensão que tem sido analisada é o teatro como uma atividade artística, a história do teatro como uma história da cultura, as características e função do teatro em cada período histórico.
Sabendo de sua importância e necessidade, Pomerode vai contar com duas peças teatrais infantis nas próximas semanas. E, segundo André Cristiano Siewert, diretor de políticas culturais de Pomerode, a iniciativa tem como intuito promover o hábito cultural nas crianças. O principal objetivo é movimentar a tradição cultural no município, onde podemos observar que as crianças, com seu jeito inocente, são tão fortes para fomentar a cultura em seus lares. Uma vez que elas pedem e participam de peças de teatro, observamos que seus pais também comparecem mais ao Teatro, explica.
Este hábito, ainda pouco praticado em Pomerode, tende a crescer visto as ações a serem tomadas. Nosso projeto futuro é levar peças de teatro para os bairros, seja com apresentações de rua ou, em parceria, nos clubes de caça e tiro. E, com isso, aumentar o círculo, enaltece.
Outra ação pomerodense é o grupo de teatro que está sendo formado. As inscrições para o grupo de teatro estão abertas e podem ser efetuadas no Centro Cultural, em nosso horário de atendimento, finaliza.
Galinha Pintadinha e Alvin e os Esquilos – Iniciando as apresentações, acontece neste domingo, dia 23 de março, no Teatro Municipal de Pomerode, a apresentação da peça teatral Galinha Pintadinha e Alvin e os Esquilos.
Pela primeira vez no município, o evento será realizado em três sessões diferentes, às 10h, 16h e 18h, onde o público poderá interagir e se divertir com os personagens e trilha sonora dos vídeos da Galinha Pintadinha e sua turma, além de Alvin e os Esquilos, dançando e cantando sucessos do filme e muito mais.
Peppa Pig – A segunda peça que promete alegrar os baixinhos é uma apresentação de Peppa Pig, no dia 13 de abril, às 16h, no Teatro Municipal de Pomerode. Os ingressos já podem ser adquiridos através do site do blueticket, em uma promoção especial. Posteriormente também serão vendidos na Farmácia Farmalan ou no dia do evento, a partir de uma hora de antecedência, na bilheteria do Teatro Municipal.
Para quem não conhece, Peppa Pig é um desenho animado britânico vencedor de vários prêmios e exibido em mais de 180 países. A série recebeu diversos prêmios da indústria da animação, dentre os quais o prêmio Bafta, como melhor animação para crianças em idade pré-escolar; o The British Animation Awards; Prêmio Crystal, como melhor programa de televisão no Festival de Animação Annecy; e dois prêmios Pulcinella, como melhor série pré-escolar.
Na história, Peppa é uma porquinha que vive com sua família. Ela gosta de visitar seus avós e cuidar de George seu irmão. Cada episódio mostra atividades cotidianas e assuntos com os quais as crianças se identificam, destacando que mesmo as tarefas cotidianas podem ser divertidas e cheias de aprendizado.
Devido ao grande sucesso nas telinhas o desenho animado ganha vida no teatro. Neste espetáculo cheio de cor e diversão vamos conhecer melhor George, e descobrir como ele ganhou o inseparável dinossauro de pelúcia dele. É o aniversário de george, ele está fazendo 2 anos, mas, algo não está indo bem, pois ele não consegue mais dormir sem a luz da casa do Papai Pig esteja acesa.
Peppa resolve então, para ajudar seu irmão, organizar uma força tarefa para descobrir o que está atrapalhando George.
Com 60 minutos de duração, a peça tem final feliz quando Papai Pig entrega a George um dinossauro de pelúcia e conta que desde que recebeu este dinossauro ele nunca mais teve medo.