Escolas já podem eleger novos vereadores mirins
A posse dos novos vereadores mirins acontece somente em março de 2014. No entanto, as escolas pomerodenses já estão se mobiliando para a eleição de seus representantes.
A posse dos novos vereadores mirins acontece somente em março de 2014. No entanto, as escolas pomerodenses já estão se mobiliando para a eleição de seus representantes.
Podendo contar com um vereador mirim por escola, os representantes devem estudar no 7º ou 8º anos do ensino fundamental. Participam as escolas que tem o 7º e 8º ano do ensino fundamental, pois são destas séries que podem concorrer. Se o número de escolas for maior do que o número de vagas, que é de nove, faz-se um rodízio. A obrigação de participação é da escola pública, a particular tem de manifestar interesse por escrito, com antecedência, esclarece Cleide Rauber, Secretária Executiva-Câmara Municipal.
A participação efetiva das escolas no projeto Câmara Mirim ocorre de forma intensa no período eleitoral. Já a participação da Câmara no processo eleitoral começa com as orientações repassadas às escolas, que consiste no seguinte: A eleição deverá ser organizada pela escola, que receberá as inscrições dos candidatos; Os alunos candidatos deverão estar cursando o 7º ou 8º ano do ensino fundamental Séries Finais; Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, sua sigla partidária (fictícia) e a plataforma de trabalho; A campanha envolve apresentação da plataforma de trabalho do candidato, panfletos, etc., num movimento semelhante às campanhas eleitorais; A campanha dos inscritos deverá ser feita junto às séries votantes; As séries votantes serão apenas as do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental; A eleição deverá ser realizada no mês de outubro de 2013, o dia será escolhido pela direção da escola; Os dois alunos mais votados da escola serão considerados, respectivamente, eleitos como titular e suplente; A direção da escola comunicará por escrito o resultado da eleição à Secretaria Executiva da Câmara Municipal em cinco dias após a eleição, explica Cleide.
Cleide, que também é responsável pelo trabalho exercido com os vereadores mirins, explica que, exceto o período eleitoral, não há mais demanda de trabalho para a direção da escola. No entanto sempre incentivo a relação estreita entre o vereador mirim e o diretor da escola, que deverá ter vínculo continuo, pois é desta forma que o vereador mirim divulga seus trabalhos realizados na sessão, dentro de sua escola. Além da divulgação oral, também são orientados a colocar em mural da escola os requerimentos aprovados e respostas de requerimentos, inclusive os dos outros vereadores, o que faz com que todos na escola saibam o que fora feito pelos vereadores mirins das demais. Outro ponto importante do contato permanente com o diretor é que ele contribui para apontar possíveis problemas na escola e comunidade, que possam ser solicitados pelos vereadores mirins através de requerimento dirigido às autoridades competentes, enaltece.
O Projeto tem como principal objetivo inserir os adolescentes no mundo político, para que compreendam a função e o funcionamento dos Poderes Municipais. Além disso, o bom resultado da iniciativa é uma constante. O projeto Câmara Mirim tem sido muito satisfatório para a Câmara Municipal. Temos tido muito bons resultados com os jovens que participam. Este projeto não cobra nota, ele incentiva o debate a oratória, o entendimento da política, seu funcionamento, os trâmites de projetos, burocracia entre outros tantos procedimentos que em geral se desconhece. Digo sempre aos vereadores mirins, mesmo que seja um projeto pedagógico, vocês não são vereadores mirins apenas da escola, são do bairro e de toda a cidade onde moram. A ideia é incentivar o ‘pensar coletivo pelo bem-estar de todos, afirma.
Para Cleide, que trabalha com o projeto desde sua instituição, ser vereador mirim representa pra ela uma junção de respeito, seriedade, capacidade, aprendizado e popularidade. Já tive casos de um ou outro Vereador Mirim que melhorou inclusive o comportamento na escola, após participar do projeto, ressalta.
Além de exercer papel no Legislativo, os vereadores mirins também tem seus momentos de lazer. A Câmara Municipal, como forma de incentivo aos vereadores mirins, oferece uma viagem cultural e um kit de material escolar completo para cada um e após cada sessão um coffee break, finaliza.
Este ano, as escolas que fazem parte do processo eleitoral deste ano são E.B.M. Olavo Bilac, E.B.M. Almirante Barroso, EBM Dr. Amadeu Da Luz, E.B.M. Hermann Guenther, E.E.B.M. Prof. Vidal Ferreira, E.E.B.M. Prof. Curt Brandes, E.E.B.M. Duque de Caxias, E.E.B.M. Profª. Noemi Vieira de Campos Schroeder e Colégio Sinodal Dr. Blumenau.