Escola de Pais do Brasil realiza curso para formação de cidadãos
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ser humano, em sua caminhada para o outro e a busca do transcendente, a Escola de Pais do Brasil oferece cursos de capacitação de pais, mães, futuros pais e agentes cuidadores, de maneira participativa e criativa.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ser humano, em sua caminhada para o outro e a busca do transcendente, a Escola de Pais do Brasil oferece cursos de capacitação de pais, mães, futuros pais e agentes cuidadores, de maneira participativa e criativa. A instituição busca conduzir os pais a uma reflexão sobre o problema educacional e a mudança de comportamentos pedagógicos não recomendáveis.
A Escola de Pais do Brasil exerce sua função principalmente nas escolas, mas também atua em paróquias, clubes, centros comunitários, empresas e condomínios. Os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por um casal previamente preparado, num curso de Aperfeiçoamento e treinamento (CAT). Os casais coordenadores se atualizam em reuniões de estudo, leituras de material específico e seminários. Em todo território Nacional são seguidas as mesmas normas, o mesmo temário e utilizados as mesmas dinâmicas. Assim, é possível manter uma unidade, sem o afastamento dos objetivos propostos. O círculo de debates é desenvolvido com um encontro semanal de 90 minutos, durante sete semanas consecutivas. Os participantes são certificados.
A capacitação é dividida em sete encontros e a cada um deles um tema é abordado. No primeiro o assunto tratará sobre os desafios da educação. Durante o segundo, os valores e limites na educação de filhos serão passados aos presentes. O próximo abordará a função de pais e agentes educadores e será seguido pelo tema Educação do Nascimento à Puberdade. No quinto encontro a adolescência será o enfoque. A sexualidade será o tema do sexto encontro e, para finalizar, no sétimo encontro o assunto tratado será a cidadania e cultura da paz.
Como participar da Escola de País do Brasil – Os encontros acontecem uma vez por semana, no período noturno, de acordo com a programação. Pomerode está se preparando para ter um grupo de casais devidamente organizado para efetuar o trabalho. O projeto acontece preferencialmente em escolas, mas os círculos também podem ser abertos em empresas, condomínios, paróquias, centros de lazer, ou onde quer que haja um grupo de pais ou educadores interessados em bem educar. O ideal é que o casal responsável pela educação da criança participe do curso, mas nada impede que apenas um deles participe, também são aceitos outros membros que cuidem da criança enquanto os pais trabalhem, como a avó ou a babá, por exemplo.
No momento o contato imediato deve ser feito por meio da responsável pela Escola em Timbó, Irani Marques, por meio do telefone (47) 3399-0496 ou pelo site www.escoladepais.org.br enviando pedido de agendamento.
Sobre a Escola de Pais do Brasil – A Escola de Pais do Brasil – EPB- é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua há 51 anos no Brasil, em Blumenau há mais de 30 anos e em Timbó está presente há 17 anos. O movimento partiu de um modelo existente na França. É uma instituição particular, voluntária e gratuita que não faz distinção alguma quanto à raça, condição social, credo político e religioso. Sua missão é ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos. Em Timbó, a Escola é coordenada pelo casal Irani e Amarildo Marques.
O Grupo de voluntários de Pomerode, juntamente com o grupo da EPB de Timbó, participou das primeiras atividades de capacitação nos meses de Novembro/2013 e de Março/2014. O contato com o grupo de Pomerode é com o casal Luciane Petersen e Marcionei Avi pelo fone (47) 8418-3970/ (47) 9185-0399.