Enem está com inscrições abertas
Iniciou na segunda-feira, dia 28, o prazo das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
Iniciou na segunda-feira, dia 28, o prazo das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os candidatos têm até às 23h59min do dia 15 de junho para inscrever-se no exame que pode garantir vaga em diversas universidades e institutos de ensino superior do Brasil.
As inscrições podem ser feitas através do site: http://sistemasenem2.inep.gov.br, e é preciso ter RG e CPF em mãos; no momento da inscrição o aluno deve imprimir o boleto de taxa de inscrição no valor de R$35 e pagar no banco. Há a opção de isenção da taxa, mas para isso o aluno deve comprovar renda familiar baixa ou situação de risco socioeconômica.
As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. As questões objetivas serão divididas em Ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e Matemática e suas tecnologias (matemática), sendo 45 questões para cada tema.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até às 17h30min. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30min. Nos dois dias, candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
A redação
O sistema de correção do Enem teve alterações esse ano. Agora, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.
Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de oficio”.
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada “em branco”; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “texto insuficiente”; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “anulada”.
Veja as competências da redação
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem, no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no “Diário Oficial”, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.