Encontro de Bombeiros Mirins
Com a participação de 600 crianças, foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, o 3º Encontro Estadual de Bombeiros Voluntários Mirins e Aspirantes.
Com a participação de 600 crianças, foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, o 3º Encontro Estadual de Bombeiros Voluntários Mirins e Aspirantes. A cidade de Joinville contou com a presença de delegações vindas de diversas cidades catarinenses, como Joinville, Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Ilhota, Navegantes, Indaial, Campo Belo do Sul, Ipumirim, Lebon Régis e Pomerode. O ponto alto do evento foi a competição entre as corporações, em forma de gincana, que contemplou provas relacionadas às atividades dos bombeiros mirins, como lançamento e aduchamento (enrolar) de mangueiras, uso e aplicação dos extintores, além de atividades físicas e recreativas como cabo de guerra e arremesso de botas de combate a incêndio. Mesmo possuindo a menor delegação, o que impediu a participação em algumas provas, os pomerodenses obtiveram um resultado expressivo, alcançando o 2º lugar na categoria mirim e 7º lugar na categoria aspirante.
Segundo a equipe de coordenação do projeto, o resultado foi uma grata surpresa, pois a participação nas provas da gincana não estava prevista, devido ao reduzido número de alunos que puderam representar a corporação da cidade no evento. Queremos parabenizar os alunos pelo excelente resultado alcançado, agradecendo também a toda a comunidade pelo apoio dado ao projeto desde o seu início, em 2000, declara Carlos Ricardo Hein, coordenador do projeto em Pomerode.
Além da competição, o encontro contou com uma programação bem diversificada, contemplando diversas palestras para alunos e monitores. Estiveram presentes órgãos como a Polícia Militar, com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e os cães do canil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 62º Batalhão de Infantaria, Defesa Civil e Grupo de Resgate em Montanhas, Associação Voluntária de Busca e Resgate com Cães (AVBREC), que expuseram diversos assuntos relacionados à prevenção e intervenção em situações de desastres naturais ou emergências.
O evento contou ainda com apresentações de equipamentos, como a plataforma Brontos Skylift, da corporação de Joinville, que é um caminhão plataforma com uma escada e um cesto para resgate. Além disso, foi apresentada também uma escada para combate a incêndio com alcance vertical de 54 metros de altura, única deste porte em todo o sul do Brasil. Durante o incêndio químico na cidade de São Francisco do Sul, no mês de setembro, este equipamento atuou de forma contínua, durante 36 horas, sendo decisivo para o controle da situação. Esta importante ferramenta foi doada à Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), podendo ser utilizada por todas as cidades atendidas por Bombeiros Voluntários, como é o caso de Pomerode, desde 1995, relata Hein.
Participação – O Projeto Bombeiros Mirins de Pomerode atende crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, com aulas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, além de prevenção ao uso de drogas, segurança no trânsito, meio ambiente, atividades físicas e educação alimentar. Com inscrições abertas todo mês de março, logo após o início do ano letivo na rede municipal de ensino, realiza suas aulas aos sábados à tarde, na sede dos Bombeiros Voluntários. Os alunos que necessitam de ônibus para vir às aulas são contemplados com vale-transporte, por meio de parceria com empresa Volkmann, enfatiza o coordenador.
Ainda segundo Hein, assim como a parceria com empresas, a comunidade pomerodense não tem ficado para trás, pois tem se mostrado muito solícita a colaborar com o projeto e a corporação, durante o Pedágio do Bombeiro. Esta ação visa suprir o projeto com recursos financeiros, para garantir a continuidade das atividades durante o ano todo, finaliza.