Geral

Emissão de passaportes está suspensa no país

Pane no sistema da Polícia Federal causou o problema desde o início da manhã

19 de outubro de 2015

A emissão de passaportes está suspensa desde o início da manhã desta segunda-feira em todo o país, devido a uma pane no sistema da Polícia Federal (PF). A previsão, de acordo com a PF, é de que o serviço seja restabelecido até o fim do dia.

As causas da pane não foram divulgadas e os prejudicados terão o horário remarcado.

Desde o dia 10 de julho, o passaporte brasileiro ganhou uma nova versão. Entre as mudanças está a validade do documento, que passa de cinco para 10 anos. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a medida, o Brasil estará alinhado com o padrão adotado em outros países.

Além do aumento da validade, itens de segurança foram reforçados. Foi adotado outro padrão de criptografia para a assinatura digital, com o objetivo de aumentar a segurança dos dados gravados no chip. A capa tem um novo visual e também foram feitas modificações na imagem fluorescente, que não pode ser vista a olho nu.

De acordo com o ministro, os elementos de segurança adotados dificultam a falsificação do documento e, por isso, foi possível a aprovação do aumento da validade.

Mas quem ainda tem o passaporte no modelo antigo pode usá-lo até o fim do prazo de validade.

Para as novas emissões, é cobrada taxa de R$ 257,25, um aumento de 64,7% em relação ao valor cobrado anteriormente (R$ 156,07).

Notícias relacionadas