Em prol da arte
Realizando trabalho voluntário desde 2011, Alba Regina Horvath de Lima acredita que a arte transforma o ambiente
vivencial de forma mais harmônica e humanística
Realizar um trabalho engrandece a pessoa, e quando ele é voluntário, traz ainda mais significado em sua vida. Alba Regina Horvath de Lima realiza um trabalho voluntário desde maio de 2011, que teve início com o projeto “Mãos Fraternas”, inicialmente para a confecção de obras artísticas para o Centro de Conveniência Pommernheim, procurando uma humanização ambiental, bem como a melhoria da visão estética desse espaço comunitário.
Inicialmente, a Oficina de Artes foi montada na casa de Alba, que disponibilizava aos interessados em aprender e criar arte, equipamentos e materiais para a confecção de trabalhos artísticos. Para que ela pudesse realizar este trabalho voluntário e confeccionar as obras, contou com o apoio dos membros da Associação Pomerodense de Artistas Plásticos, a qual atualmente é presidente, e o apoio de membros da comunidade que também ajudaram no trabalho.
Agora, Alba também se dedica ao trabalho voluntário no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima. Na época, a diretora, Irmã Aurora Tefen, e a coordenadora da escola disponibilizaram e equiparam um espaço para a produção de atividades artísticas, e uma série de eventos artísticos foram iniciados. Foram montadas oficinas artísticas para os professores da instituição e membros da comunidade pomerodense.
Alba, desde que iniciou o trabalho voluntário nessa escola, sempre buscou parceiros que pudessem ajudar a melhorar ainda mais este projeto. Também comprou materiais como restos de porcelana e azulejos para aula de mosaico, tintas e tantos outros materiais que conseguiu mais barato, tudo com apoio de amigos e empresas para que o projeto continuasse a ser realizado. Hoje, ela ensina o que sabe sobre a arte aos interessados. São aulas voltadas para o mosaico, artesanato, bijuterias, pintura em azulejos, no qual possuem a sala dos fornos, para a queima das peças, que se preservarão pela vida toda.
Os alunos que ficam em tempo integral na escola, também são beneficiados com as oficinas, as quais utilizam o ambiente e os materiais para realizar atividades artísticas. Atualmente, as oficinas também são abertas aos membros da comunidade que queiram aprender sobre a arte e, junto a isso, realizar, assim como Alba, um trabalho voluntário em prol da escola, já que o material é disponibilizado e a única condição é que o que for produzido seja destinado para a escola, para que ela possa angariar fundos para as necessidades da entidade. As aulas funcionam nas terças-feiras, das 13h30min até às 17h, no Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, oficinas gratuitas, para homens e mulheres interessados em ajudar e aprender arte.
Alba se tornou voluntária para poder passar toda a sua experiência adquirida ao longo dos anos. “É uma satisfação imensa poder partilhar dons adquiridos e experiências vivenciadas ao longo da vida. O amor ao meu próximo e às artes são os pontos chaves para a continuidade desse trabalho voluntário que, junto à comunidade, transforma o ambiente vivencial de forma mais harmônica e humanística, com uma melhor estruturação estética, proporcionando aos alunos, principalmente, o exercício criativo benéfico que a arte propicia ao ser humano, quando este se descobre capaz, produtivo, participante de uma história transformadora, por meio da produção artística”.