Em nome da fé
Presente em Pomerode há 10 anos, a IURD tem realizado seus trabalhos sociais, evangelísticos e de autoajuda.
Fé é sinônimo de crença. E para a Igreja Universal do Reino de Deus, também conhecida como IURD, a evangelização é baseada na Bíblia, trabalhada intensamente com seus fiéis, onde possui o objetivo de apresentar a salvação a todos através do Senhor Jesus Cristo.
Presente em Pomerode há 10 anos, a IURD tem realizado seus trabalhos sociais, evangelísticos e de autoajuda. O trabalho social da Igreja é efetuado com o auxílio de vários grupos, como os obreiros, evangelistas, Escola Bíblica Infanto-Juvenil e Força Jovem, onde todos os participantes são voluntários.
De acordo com o Pastor Mauricio Alves, responsável pela Igreja em Pomerode, obreiro é aquele que, uma vez tendo conhecido o Senhor Jesus Cristo, coloca-se a disposição da Igreja para trabalhar em prol da colheita espiritual. Ele ou ela trabalha na Igreja de forma voluntária e se empenha para contribuir na evangelização das pessoas ao Senhor Jesus Cristo. A eles são dados cargos e atribuições para que desempenhem a sua tarefa, explica.
Allers Silva tem apenas 23 anos, mas já faz parte da IURD há quatro. Apesar de jovem, o rapaz já havia sido diagnosticado com depressão profunda e era alcoólatra e usuário de drogas, como cocaína e maconha. Atualmente Allers é um dos obreiros da Igreja. Nada me fazia feliz, apesar de eu achar que possuía uma vida plena. Eu fui convidado diversas vezes a participar da Igreja, mas tinha muito preconceito e achava que era loucura. Então decidi ir para ver porque e o que fazia as pessoas crerem. Na terceira vez em que vim entendi que não precisava acreditar no que me era dito, pois tudo está escrito e é verdadeiro, conta.
Um dos principais trabalhos de Allers hoje é, através da fé, reunir e guiar os jovens. Como obreiro sei que é preciso crer. E através da crença, praticar a fé e agradar a Deus, ressalta.
Para Allers, poder ajudar os outros é a melhor sensação que existe. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos, finaliza.
Em Pomerode, a Igreja possui cerca de 100 membros. E a busca pela IURD é, normalmente, causada pela dor. A razão para que elas venham até aqui, geralmente, é pela dor e, com o tempo, elas permanecem por causa do amor, enaltece o Pastor.
Na IURD também são realizados casamentos, batismos e velórios. É tudo gratuito. Se o casal se casar no civil, eu faço o casamento aqui na Igreja. Somente pastores casados podem efetuar casamentos. Os velórios são efetuados para orar pela família e dar uma palavra de conforto. O batismo é realizado a partir dos 12 anos, com o objetivo de entregar a sua vida ao Senhor Jesus, sepultando a velha vida, explica o Pastor.
Ajudar as pessoas e salvar as almas, encaminhá-las a Jesus e viver para a obra de Deus é o que fazem os pastores da IURD. E isso não é diferente com o Pastor Mauricio Alves, que é integrante a 12 anos da IURD e Pastor há sete anos, estando há quatro meses em Pomerode. Fui salvo e quero salvar, por isso sou Pastor. Entrega é a proposta da IURD, enaltece o Pastor, que tem 28 anos e é casado com Suelen Alves, há oito anos.
Os cultos – São três cultos diários, que contam com os membros da Igreja e também pessoas que vem para visitar ou conhecer os trabalhos e a Igreja. Nossas portas estão abertas para todos. Nesses 10 anos de existência aqui em Pomerode já ajudamos diversas pessoas em curas, libertações de problemas, transformações de famílias, casamentos e vida financeira, ressalta o Pastor.
Problemas estes que são as principais razões pela procura da Igreja e cada reunião possui um tema específico. Nas segundas-feiras, o tema é congresso financeiro; nas terças, cura e libertação; nas quartas, reunião dos filhos de Deus; nas quintas o tema é família; nas sextas são efetuadas as reuniões dos milagres e nos domingos, a concentração de fé e pela família, explica o Pastor Mauricio.
As reuniões acontecem de segunda a sexta-feira, às 8h, às 15h e às 19h30. Já no domingo os encontros são às 8h e às 18h.
As ações sociais – Além dos cultos, a IURD em Pomerode possui o grupo de evangelismo, obreiros, Força Jovem e Escola Bíblica Infanto-Juvenil (EBI). Nas quartas-feiras, são realizadas visitas ao Hospital e diariamente nas residências. A evangelização é diária, de casa em casa, de bairro em bairro. E aos domingos, junto com os obreiros e evangelistas. Nosso trabalho é intenso e diário, enaltece o Pastor.
A EBI é ministrada pelas tias e esposa do Pastor Mauricio, Suelen, durante os cultos para as crianças. As atividades são efetuadas com histórias da Bíblia, voltada para a linguagem das crianças. São filhos de fiéis, crianças da comunidade reunidas num momento de descontração e fé, explica Suelen.
Depoimentos – Jackson Jaeger é membro da IURD há 16 anos e procurou a Igreja, em Blumenau, por conta da depressão em que se encontrava. Eu tinha perdido meu emprego, tinha vontade de me suicidar, tinha dívidas e sofria demais, conta Jackson.
O primeiro contato com a Igreja foi através de uma prima, mas o receio de ir era evidente. Eu falava mal da Igreja e achava que todos que dela participavam eram fanáticos, revela.
O preconceito foi embora a partir do momento em que Jackson encontrou na fé a esperança que precisava para mudar de vida. A IURD é livre, não te força a mudar de hábitos. Nossa fé nos salva, pois nos entregamos a Deus. É uma troca, ao dar o seu melhor a Deus, Ele também retribui com o melhor para você, finaliza.
Écio Remer é membro há 10 anos da IURD e também possuía problemas. Eu era alcoólatra e estava prestes a me separar da minha esposa, conta.
Diferente de Jackson, Écio procurou a Igreja por conta própria. Precisava achar uma solução e achei aqui. Mudei de vida e trouxe a minha família inteira para a Igreja, reitera.
Assim como essas duas histórias, outras tantas são encontradas na IURD que, através da fé, faz com que as pessoas aprendam a crer nelas mesmas e em Deus.
A IURD no Brasil e no Mundo – Fundada no dia 09 de julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo, a Igreja Universal do Reino de Deus tornou-se o maior e principal grupo neopentecostal do Brasil, onde tem mais de 10 mil templos, mais de 1,8 milhões de fiéis, segundo o IBGE, e quase 15 mil pastores.
Também está presente, segundo a instituição, em quase 200 países. Atualmente, é a 5ª maior instituição no Brasil, sendo a 4ª maior igreja protestante e a 29ª maior denominação religiosa no mundo com oito milhões de pessoas.
A IURD na mídia – A Rede Aleluia, que pertence a IURD, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM que cobre mais de 75% do território nacional, e mais de 20 repetidoras da IURD TV. Na internet, ela tem o portal Arca Universal. Na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé.
Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações de livros da Universal, cujos principais autores são bispos da própria IURD, mas em sua maioria escritos pelo seu fundador Edir Macedo, cada um com milhões de exemplares vendidos.