Em busca de novos conhecimentos
Estudante de Pomerode conquista bolsa de estudos na Alemanha.
Foto: Divulgação
Uma oportunidade de se aventurar por conta própria em uma nova cultura, em busca de mais conhecimento. Esta será a experiência do estudante Uendryo Kevyn Krahn, hoje no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, que irá a embarcar para a Alemanha, após ser contemplado com uma bolsa de estudos.
Uendryo conquistou uma bolsa de estudos oferecida pela “Theo-Münch-Stiftung für die Deutsche Sprache”, em parceria com a Rede Sinodal de Educação. Em janeiro de 2023, ele viajará com mais quatro estudantes de diferentes escolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para Scheinfeld, onde ficará por um mês. Uendryo assistirá às aulas no Gymnasium Scheinfeld e ficará hospedado em uma casa de família durante o intercâmbio.
O estudante comenta que a oportunidade surgiu por meio do Colégio Doutor e, após fazer uma entrevista com a Direção Executiva da Rede Sinodal de Educação, na cidade de São Leopoldo (RS), e com uma equipe de professores de alemão, ele foi contemplado com uma das bolsas de estudo.
“A entrevista era voltada a uma avaliação para ver se eu estava apto a conquistar uma das bolsas. Essa entrevista durou 20 minutos e era realizada toda em alemão. Havia mais 10 participantes além de mim, porém, somente cinco passavam. Então eu fiz a entrevista e, no dia seguinte, na parte da manhã, eu recebi a notícia da minha professora que eu havia conquistado a bolsa”, relata o aluno.
Uendryo passará um mês em Scheinfeld, na Alemanha, e, além de aprimorar o idioma, o estudante poderá vivenciar inúmeras situações, que irão contribuir para sua formação acadêmica e como cidadão.
“Esta experiência fará com que eu tenha uma perspectiva maior do mundo, também passar a agir com mais maturidade e responsabilidade. Poderei aprender a lidar melhor com pessoas desconhecidas. Eu já tive uma experiência fora do país, porém, não era tão longe e também não foi sozinho. Creio que será muito diferente de qualquer viagem que já fiz”, destaca.
O estudante também comenta que pretende aprender mais sobre uma nova cultura, experimentar novas comidas, visitar novos ambientes, aprimorar o idioma Alemão, adquirir possivelmente novos saberes, conhecer novas formas de estudo. Uendryo também enaltece a felicidade com a oportunidade.
“Eu fiquei muito feliz e orgulhoso comigo mesmo por ter conquistado isso. Porém, quando penso que vou para um lugar tão distante e com culturas, pensamentos, atitudes diferentes das minhas, sozinho, me dá um pouco de medo, nervosismo. Desde muito pequeno eu já pensava em ir para a Alemanha, e quando eu entrei no fundamental 2, a professora de Alemão já começava a comentar conosco sobre intercâmbios pra Alemanha. Então, eu vi uma chance que eu tinha de realizar aquilo que tanto queria, e eu realmente tive essa chance, e também não a desperdicei. Sei que essa experiência será totalmente diferente de qualquer outra, e quero aproveitá-la ao máximo. Quero agradecer ao colégio pela oportunidade, e também aos meus pais que sempre me dão todo o apoio possível”, finaliza o estudante.