Em busca da harmonia perfeita
Cada instrumento precisa casar entre si no momento e intensidade exatos. Solos de flauta transversal, estribilhos de trompetes e saxofones, com fortes batidas de percussão abrem a imensidão do subconsciente ativo.
Cada instrumento precisa casar entre si no momento e intensidade exatos. Solos de flauta transversal, estribilhos de trompetes e saxofones, com fortes batidas de percussão abrem a imensidão do subconsciente ativo. A música clássica expande o horizonte mental e desperta emoções. Está em toda parte e se dissipa no tempo/espaço. É feita de instantes, segundos, frações de segundos, milésimos de segundos, mas tem um dia inteiro em sua homenagem, 05 de março.
Pomerode tem sua orquestra, a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, ela existe há quase 15 anos. Destes, há 14 Rafael Liandro Pinto Maestro Nemézio atua como maestro regente. O paranaense chegou por aqui em março de 2000 e se estabeleceu bem. Rege os 30 músicos integrantes da banda, que foi iniciada como Fanfarra do Colégio Almirante Barroso, evoluindo rapidamente para banda municipal.
Vida de músico não é fácil. São anos de estudos, que se não forem treinados com a frequência devida o rendimento diminui. Se o músico ficar um dia sem ensaiar ele percebe a diferença, se ficar dois os colegas percebem, se ficar três o público perceberá, afirma Rafael, que além de maestro em Pomerode, toca na orquestra da Furb e na Jazz Band na mesma unidade acadêmica. Os ensaios da banda de Pomerode são realizados aos sábados, das 9h as 12h. A demonstração de segurança, ainda que perante o erro é fundamental. Erros acontecem, mas o público, às vezes não percebe quando se erra uma nota.
A grande dificuldade é harmonizar as particularidades de cada membro do conjunto. Os gostos são diferentes e as vezes um não gosta de algo. É trabalho de compreensão. Recentemente um arranjo feito para a música Aquarela do Brasil teve de ser refeito num estilo mais jazz, por desacordo de opiniões.
O repertório é composto de 80% de músicas alemãs. Nos outros 20% entram músicas populares brasileiras. Em uma apresentação no ano passado a banda tocou apenas temas de filmes. As clássicas (clássicas não, eruditas, como corrige o maestro) também são executadas. A banda toca obras de artistas consagrados como Beethoven. O público é variado, mas gosta.
As apresentações variam de acordo com os eventos realizados em Pomerode, como a tradicional Festa Pomerana, realizada em janeiro. Hoje, sábado, eles se apresentam durante o Sábado PomerMais.