Geral

Educação em pauta

Secretário Estadual de Educação, professor Eduardo Deschamps esteve em Pomerode ministrando palestra sobre
reformulação do ensino médio e construção de base nacional curricular comum

13 de novembro de 2015

A reformulação do ensino médio e a construção de uma base nacional curricular comum está em pauta no Brasil. O tema também foi abordado pelo Secretário Estadual de Educação, professor Eduardo Deschamps, em palestra realizada no Colégio Sinodal Doutor Blumenau no fim do mês de outubro.

Deschamps é também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e considera que, atualmente, o conteúdo do ensino médio está direcionado somente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não é o caminho adequado, os países com educação de classe mundial desenvolveram a partir de uma base comum os seus currículos que guardam espaço para a diversidade, como no Brasil vai ter que ser”, completa.

Durante o evento, o professor trouxe reflexões para os profissionais da educação presentes. Entre o público estavam diretores e coordenadores de escolas da Rede Sinodal e da Rede Municipal e Estadual de Pomerode.

O evento foi promovido pelo Colégio Doutor, com o apoio da Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode.

Educação Nacional – O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que a base nacional curricular comum da educação básica deve estar concluída até junho de 2016. A Base Nacional é uma das 20 metas do PNE e está prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes.

O documento de 302 páginas define que 60% do conhecimento a ser repassado pelos professores seja o mesmo em todo o país. Os 40% restantes ficam a critério dos Estados e municípios, para abarcar questões regionais.

Notícias relacionadas