Educação aliada à indústria
Uma imersão na lógica do sistema de criação da indústria têxtil. Com essa intenção, o Orbitato de Pomerode promoveu, durante toda a semana, o curso intensivo de férias Teoria e Prática do Design de Moda. O curso foi pensado para que os participantes, durante seis dias, de maneira intensiva, pudessem desenvolver um pensamento completo sobre o sistema produtivo da moda para a indústria.
Uma imersão na lógica do sistema de criação da indústria têxtil. Com essa intenção, o Orbitato de Pomerode promoveu, durante toda a semana, o curso intensivo de férias Teoria e Prática do Design de Moda. O curso foi pensado para que os participantes, durante seis dias, de maneira intensiva, pudessem desenvolver um pensamento completo sobre o sistema produtivo da moda para a indústria, relacionando a capacidade criadora com o domínio técnico.
Sandra Harabagi abriu o curso falando sobre Processos Criativos. Sandra contribuiu na formação de importantes criadores que hoje atuam na indústria da moda brasileira, como Adriana Barra, Alexandre Herchcovith, Dudu Bertholini e Fernanda Yamamoto , que recentemente foi a profissional convidada para ensinar processos criativos para as modelos finalistas do concurso ‘Garota Fantástica’, do Fantástico, da Rede Globo de TV.
Por dentro do pólo têxtil catarinense – Visitas guiadas por profissionais ao parque fabril de empresas de confecção, fiação e estamparia que compõe o pólo têxtil catarinense ampliaram o conhecimento técnico dos participantes. Logo no início do programa, o grupo conheceu a estrutura da Renaux View, de Brusque, onde foi possível observar todos os processos de construção têxtil, desde a linha de abertura do algodão que chega separado em grandes blocos, até as amostras dos tecidos no ateliê da empresa. Para conhecer os processos de estamparia os participantes visitaram a Cores e Tons e a Real Estúdio, nas cidades de Guabiruba e Blumenau, respectivamente. Em Pomerode, o grupo visitou o parque fabril da Cativa Têxtil – que serviu de case de trabalho para essa edição do curso, acompanhados pela gerente de produto, Aguiomar Scharf, que apresentou todos os processos de produção da Cativa.
A partir dessas visitas e da apresentação do case do funcionamento do processo produtivo da Cativa Têxtil, com suas diferentes lógicas e linhas de produtos, os participantes passaram a desenvolver uma coleção para um dos segmentos de inovação da empresa, optando entre alguns brieffings.
Foi durante esta etapa de desenvolvimento de produtos, baseado em linhas de produção reais, que os participantes contaram com a orientação de Celaine Refosco, diretora do Orbitato, e Ana Lúcia Niepceron, profissionais com importante vivência em marcas e processos de criação. Celaine transita entre arte e design têxtil, foi a primeira desenhista da marca Lilica Repilica da Marisol e é a única latinoamericana a compor a mesa de observação de tendências Trends, na Alemanha, e também assina a criação dos produtos da marca Estúdio Orbitato. Ana Lúcia Niepceron é modelista industrial e já passou pela coordenação de produtos e gerenciamento de equipes de modelagem das marcas C&A, Pão de Açúcar, Fórum, Triton e Iódice e é co-coordenadora do curso de pós-graduação em Modelagem Têxtil do Orbitato.
No período da noite, os estudantes assistiram a palestras de profissionais de diversas áreas convidados pelo Orbitato, para refletirem sobre tendências, construção têxtil em malharia e fiação, a produção de moda para catálogos e os preços e custos da confecção dos produtos. Passaram por aqui representantes da Cativa Têxtil, Haco, RVB Malhas e Estúdio Grima. O curso foi finalizado com o registro fotográfico das peças desenvolvidas e os encaminhamentos para a produção do portfólio dos estudantes.