Geral

Editorial

Nesta edição do Jornal de Pomerode, várias matérias preparadas especialmente para você, leitor. Falamos, mais uma vez, dos motivos de orgulho em ser pomerodense. Dessa vez, o tema foi Turismo. Pela proximidade de pólos turísticos importantes e conhecidos, como Balneário Camboriú, Blumenau e Beto Carrero World, Pomerode pode ser visitada em qualquer época do ano.

1 de junho de 2015

Nesta edição do Jornal de Pomerode, várias matérias preparadas especialmente para você, leitor. Falamos, mais uma vez, dos motivos de orgulho em ser pomerodense. Dessa vez, o tema foi Turismo. Pela proximidade de pólos turísticos importantes e conhecidos, como Balneário Camboriú, Blumenau e Beto Carrero World, Pomerode pode ser visitada em qualquer época do ano, sendo particularmente procurada no mês de janeiro, quando realiza a Festa Pomerana, onde são revividas as tradições culturais trazidas da Alemanha.
Falamos também sobre a história de quase duas décadas de amizade. Duas amigas que se consideram irmãs, mesmo que não exista nenhum laço de sangue.
Também trazemos uma matéria sobre um trabalho inusitado em Pomerode: a arte de pintar ovos de lagartixa. O trabalho de pintar ovos é realizado com diferentes temas, técnicas, geralmente mais figurativas, também pinturas abstratas e com colagens de diferentes materiais. E quando se fala em diferentes materiais, ovos de lagartixa acabam sendo uma matéria-prima bem inusitada.
E como o tema é Páscoa, falamos um pouco da Osterfest, que começou no último fim de semana na cidade. A programação oferece diversas atividades, como oficinas artísticas, pintura em casquinha de ovos, apresentações culturais, feira de artesanato, contação de histórias, cinema, teatro, gastronomia típica, entre outras. Os visitantes e moradores podem desfrutar de atrações exclusivas no Centro Cultural e em diversos pontos turísticos da cidade, sempre aos finais de semana.
O evento envolve toda a cidade. Casas, comércios, hotéis, pousadas e locais públicos são decorados de acordo com os costumes alemães, além de apresentarem cardápios temáticos e produtos exclusivos para essa época do ano.
Desde o dia 25 de fevereiro, o nome das rodovias de Santa Catarina sofreram alterações. As mudanças se fizeram necessárias para que o governo estadual possa conseguir, junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), recursos para reformá-las. E para conseguir tais recursos, é necessário que a nomenclatura das rodovias respeite a Lei Federal.
Objetos guardados por colecionadores são vistos como verdadeiras relíquias, indiferentemente do valor de mercado que possuem. A história que está diretamente ligada a estes objetos, muitas vezes, vale muito mais do que o preço real das peças. Em virtude dessa paixão por colecionar objetos antigos, Egon Tiedt concedeu cerca de 70% dos objetos que estão no Museu Pomerano. Conheça mais dessa história no JP.
E como não poderia ser diferente, falamos do Dia Internacional da Mulher, onde trazemos matérias falando da garra, da força e de todas as qualidades de ser tão especial. Seja na figura de trabalhadora, mulher, mãe, irmã, ou qualquer que seja o posicionamento feminino. Nesta edição, falamos das Mulheres Pomerodenses.
A vida nunca foi muito fácil para Emilia Aguiar dos Santos. E sua história começou em Quedas do Iguaçu, no Paraná, quando ela, ainda criança, trabalhava em roças para auxiliar seus pais nas despesas de casa. Depois disso, tudo começou a mudar com a vinda da família para Pomerode. Claro, tudo com muito trabalho e honestidade e, através disso, a criação dos 12 filhos.
Além disso, também há uma reportagem sobre as profissões inusitadas do mundo feminino. Há quem diga, por exemplo, que a profissão de frentista é melhor executada por homens. Porém, não existem nem estudos, nem estatísticas que comprovem essa suposição. O fato é que o mercado existe, e as mulheres têm quebrado esses paradigmas profissionais, mostrando que abastecer o carro, dar aquela olhadinha na água e óleo e calibrar os pneus do carro não é apenas uma profissão de homens.
O dia dedicado às mulheres também esteve presente no esporte. Na Top Society, em Testo Alto, foi realizada a 7ª edição do Torneio Dia Internacional da Mulher, com a participação de 10 equipes da região. Em todos os setores, inclusive no futebol, as mulheres estão provando o seu valor.
Na Revista JP, um pouco da história do Grupo ÉRAMOS, que conta uma formação básica de cinco integrantes: Adriano, Jô, Thiago, Vicente e André. O grupo se molda numa mistura sonora, resgatando nos estilos musicais mais populares o seu enfoque conceitual. Acrescentando o clássico, a vanguarda e o contemporâneo, prometem tornar-se um grande diferencial em apresentações de grande estilo. A soma das diferentes personalidades e essência entre os integrantes dão ao grupo uma estética única.
Também há o registro de leitores do JP, que moram em nossa cidade há pouco tempo, mas sempre teceram elogios ao município. Viajante assumido, o casal conta que vez ou outra encontra algo de curioso ou engraçado em suas viagens.
Além disso, também na Revista JP, para quem gosta de música sertaneja, uma novidade. Dany e Rafa, agora, fazem parte de um escritório em São Paulo. A mudança ocorreu devido ao convite do empresário Anderson Ricardo – A.R. Live (empresário do cantor Luan Santana), que tem sua estrutura de escritório e negócios gerados, em São Paulo. A partir de agora, a gestão artística de Dany & Rafa é de responsabilidade da A.R. Live.
E também uma matéria sobre a TPM. Temida por muitas mulheres, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) tem dia certo para chegar. Segundo dados da Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% das mulheres apresentam sintomas relacionados à TPM.
Mas o Jornal de Pomerode está repleto de muito mais informações, inteiramente escritas pensando no leitor, que é o motivo do nosso trabalho.

Notícias relacionadas