Geral

Editorial

Mais uma edição do Jornal de Pomerode chegando até você, leitor. E é por isso que preparamos diversas matérias, para que você e sua família fiquem bem informados. Nesta edição, falamos de mais um motivo para se orgulhar de Pomerode. Desta vez falamos sobre a agricultura. Os primeiros imigrantes de Pomerode se estabeleceram ao longo do Rio do Testo pelo sistema de minifúndios (pequenas fazendas).

1 de junho de 2015

Mais uma edição do Jornal de Pomerode chegando até você, leitor. E é por isso que preparamos diversas matérias, para que você e sua família fiquem bem informados.
Nesta edição, falamos de mais um motivo para se orgulhar de Pomerode. Desta vez falamos sobre a agricultura. Os primeiros imigrantes de Pomerode se estabeleceram ao longo do Rio do Testo pelo sistema de minifúndios (pequenas fazendas), onde era cultivado arroz, fumo, batata, mandioca, cana de açúcar, milho e feijão. O colono também se dedicava à criação de gado leiteiro e suíno, cujas matrizes vieram da Europa.
Outro assunto abordado foi o passeio ciclístico, realizado em Pomerode, no domingo, 17 de março. Várias pessoas, de diversas faixas etárias, trouxeram suas bicicletas decoradas com o tema de Páscoa. O passeio faz parte da programação da Osterfest e entreteve as pessoas de uma maneira diferente, usando a bicicleta como meio.
Também falamos da chegada da estação que esfria um pouco mais e deixa a temperatura mais baixa, nos preparando para o Inverno. O outono é a estação do ano que vem depois do Verão e antecede a estação mais fria do ano. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações, exceto nas regiões próximas ao Equador.
O Comitê do Itajaí também foi tema de reportagem. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau foi escolhida, em assembleia deliberativa na manhã de quinta-feira, 14 de março, para compor o Comitê do Itajaí. As assembleias foram formadas por 20 organizações de usuários de água, 20 da população da Bacia e dez de órgãos públicos.
Outro personagem de uma de nossas matérias é o pomerodense Luiz Henrique Frotscher. Ele venceu a 3ª Exposição Fotográfica de Hemerocallis. A eleição, realizada através de votação do público, o consagrou na quarta-feira, dia 13 de março.
Para Luiz, que participou das três edições desta exposição, 2010, 2011 e 2012, o sentimento não poderia ser outro, a não ser o orgulho.
Como não poderia ser diferente, trazemos para você, uma matéria sobre a Defensoria Dativa. No dia 14 de março, o STF declarou inconstitucional Lei que regulava a Defensoria Dativa no Estado. Com isso, OAB não pode mais prestar o serviço e a Defensoria Pública ainda não está em funcionamento. A reportagem do Jornal de Pomerode explica todos os detalhes desta polêmica.
Também falamos de um serviço pioneiro em Pomerode, na área da saúde. Na semana passada, o Hospital e Maternidade Rio do Testo deu início a um novo procedimento cirúrgico em suas dependências. Foi realizada a primeira artroscopia de joelho, por vídeo.
E se estamos retratando fatos inusitados, temos que falar do elefante marinho que foi visto nas ruas de Balneário Camboriú. O animal foi atração para turistas e moradores de Balneário Camboriú, na tarde de sábado, dia 16 de março. De acordo com a Guarda Municipal, uma bióloga da Secretaria de Meio Ambiente o identificou como um elefante-marinho. Conforme a profissional, possivelmente ele saiu da água para descansar.
Na editoria policial, falamos sobre os assaltos dos últimos dias, registrados na cidade. Parece que Pomerode tem perdido a sua fama de município calmo e pacato. Na última semana, pelo menos três residências foram alvo dos criminosos que levaram se não tudo, pelo menos boa parte dos bens dos moradores daquelas casas. Uma delas inclusive, em menos de dois meses, foi mira dos bandidos por duas vezes.
Também falamos sobre a Rua dos Atiradores, que foi palco de dois acidentes de sexta até segunda-feira. Os acidentes tiveram algo em comum: postes danificados.
Além disso, um capotamento também foi registrado na SC-110, na Serra que liga Pomerode a Jaraguá do Sul, na manhã do último domingo.
Na série de reportagem sobre as mulheres falamos de uma lutadora, no sentido literal da palavra. Nos dias atuais essa afirmação causa até mesmo espanto, mas se enquadra no padrão mais preconceituoso da atualidade. Para se sentirem mais seguras e, principalmente, para manter a disciplina e a mente saudável e com saúde, o Kickboxing proporciona além de uma aptidão física – devido ao alto nível de exigência, muita concentração durante os treinos.
A educação é uma arte. E participar desta arte exige muito amor e dedicação, elementos que não faltaram para Margrit Pawlowski Schmidt. Durante 42 anos de sua vida, a prioridade foi o ensino. Hoje, a ex-diretora do Colégio Doutor dedica-se à mãe e à família, na paz de seu lar.
Na revista JP, falamos dos cuidados com a pele nesta época do ano. Que exige atenção redobrada, pois o clima seco causado pela baixa umidade relativa do ar tende a castigar a pele. O ressecamento excessivo da cútis é o principal problema observado durante o outono. Portanto, a hidratação é fundamental para melhorar a função de barreira da pele e evitar a perda dos óleos e ácidos graxos essenciais da superfície.
Ainda apresentamos uma matéria especial sobre a dupla John & Luan. Para dar mais ênfase à carreira da dupla, foi lançada a revista John & Luan, que veio para somar em novas parcerias de shows e eventos e também para mostrar essa nova etapa dos cantores.
E claro que também falamos de moda. O Outono, com suas coleções variadas, traz consigo uma boa notícia: muita coisa que promete ser tendência você já deve ter no seu armário. São apostas que deram certo nos anos anteriores e retornam ao outono-inverno com força total como metalizados, rendas, animal prints e o esportivo chic. Já as novas tendências também serão fáceis de serem compostas.

Notícias relacionadas