Coluna do Mani

Doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), lançou, na segunda-feira, 16 de agosto, mais uma campanha para estimular a doação de sangue. Com o slogan “SuperAção Resgate de Doadores”, a estratégia visa a resgatar os doadores de sangue que não retornam para doação desde 2008. O foco…

20 de agosto de 2021

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), lançou, na segunda-feira, 16 de agosto, mais uma campanha para estimular a doação de sangue. Com o slogan “SuperAção Resgate de Doadores”, a estratégia visa a resgatar os doadores de sangue que não retornam para doação desde 2008. O foco da campanha são os doadores com as tipagens A e O, positivos e negativos, que são as de maior frequência na população e, portanto, as de maior consumo. A ação será realizada em todas as unidades da rede.

O gerente técnico da instituição, Arlei Marcelo Deffaci, destacou que nesses tempos difíceis e desafiadores de pandemia o Hemosc precisa continuar seu trabalho de salvar vidas. “Semanalmente, há a necessidade de se reinventar na forma de captar doadores, e assim manter os estoques nos níveis adequados ao atendimento às solicitações de sangue pelo estado. Por isso, neste momento, mais do que nunca, é importante que os doadores mantenham suas doações de forma regular”, explicou.
Os doadores receberão por e-mail um convite para doar sangue. As doações acontecem, preferencialmente, por meio de agendamento prévio via site “Agende Sua Doação”, ou pelos telefone: Hemosc Blumenau – (47) 3222-9801.

 

Caso dos respiradores

Uma página com todas as informações referentes às ações para recuperação dos valores pagos à empresa Veigamed e para a responsabilização dos envolvidos na compra de 200 respiradores em abril de 2020 que não foram entregues pelo fornecedor. O conteúdo está disponível no endereço www.sc.gov.br/respiradores.
Até o momento, 96,6% dos R$ 33 milhões já estão bloqueados em dinheiro ou bens ou em fase avançada de cobrança judicial. A recuperação dos valores e a responsabilização dos envolvidos é resultado de um conjunto de ações determinadas pelo governador Carlos Moisés, envolvendo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Saúde e Polícia Civil.

 

 

Mais de 65% 

Santa Catarina chegou, nesta semana, a mais de seis milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro do Estado, que indicam que até terça-feira, 17 de agosto, 6.001.658 imunizantes já foram utilizados. Mais de 4,1 milhões de pessoas já receberam, ao menos, uma dose da vacina. O Estado também já chegou a mais de 66,9% da cobertura dos grupos prioritários com a segunda dose ou única.

 

Prejuízo

Fortes temporais de granizo atingiram diferentes pontos do Leste do Paraná durante a madrugada e a manhã de segunda-feira, 16 de agosto. Além do gelo acumulado em diversas ruas da cidade, uma imagem chamou bastante a atenção. A fábrica da Porcelana Schmidt, localizada em Campo Largo (PR), teve 60% de sua cobertura danificada pelo temporal. Segundo a diretoria da empresa, vários setores foram afetados, mas o estrago não chegou no coração da fábrica, que são os fornos, pois houve investimentos na cobertura com telhas de zinco, após outro grande temporal, ocorrido em 2014. Embora todas as outras áreas tenham telhas de Eternit 6mm, as pedras eram muito grandes e caíram com muita força, fazendo grandes estragos no telhado. Houve algumas perdas de máquinas também, mas é algo que, com o esforço de todos, a empresa irá conseguir recuperar.

 

Notícias relacionadas