Geral

Dicas de segurança

Muito tem se falado em Pomerode sobre segurança e os acontecimentos que noticiamos ultimamente, revelam que a criminalidade é algo recorrente na nossa cidade.

1 de junho de 2015

Muito tem se falado em Pomerode sobre segurança e os acontecimentos que noticiamos ultimamente, revelam que a criminalidade é algo recorrente na nossa cidade. Em entrevista com o delegado de Polícia Civil de Pomerode, Luiz Carlos Gross, ele nos contou algumas medidas simples que devemos tomar que podem salvar nossas vidas no momento de um assalto, por exemplo.
São momentos simples nas empresas e residências que não podemos deixar passar batido, afinal, como o delegado afirmou: “A ocasião faz o ladrão”. E a partir desse ponto, ele nos deu algumas dicas de como melhorar a nossa segurança.

Circuito interno de segurança
Muitas empresas optam pelo sistema interno de segurança, com sensores de presença e até câmeras. É interessante a instalação de dispositivos que soem o alarme, no caso de um arrombamento quando o estabelecimento está fechado.
Com relação às câmeras de segurança, é interessante a opção desse sistema até mesmo para controlar a movimentação dos clientes e inibir ações de pequenos furtos. Mas, sabemos que os bandidos de hoje estão preparados e sabem dos locais óbvios da instalação desses dispositivos. O delegado salienta a importância de locais alternativos da implantação desses equipamentos, de forma a sempre se ter imagens da face dos clientes que se movimentam no estabelecimento. “É importante o proprietário observar, numa rotina normal, se em determinadas situações é possível reconhecer uma pessoa através das imagens que se tem”.
O delegado ainda orienta que é preciso se ter confiança ao repassar informações a funcionários e prestadores de serviços da empresa, para que os sistemas de segurança sejam instalados em sigilo e locais estratégicos.

Lugar de dinheiro é no banco
Todo mundo um dia terá alguma movimentação financeira com alto valor, na venda de um carro, de um terreno, algum financiamento, etc. Gross orienta que a população opte por não guardar dinheiro em casa, na empresa, muito menos carregar grandes quantias em bolsas e carteiras. “Muito cuidado também ao comentar sobre ações comerciais em locais com grande movimentação de pessoas. Prefira o sigilo”, completa Gross.

Política da boa vizinhança
Converse com seus vizinhos, saiba quem são e o que fazem. Avise de viagens, e observe movimentações suspeitas. Sempre avise familiares aonde vai e com quem vai. Se possível, sempre deixe mais de duas pessoas sabendo das tuas ações do dia.

Cuidado ao sair e chegar em casa
Controle o tempo que você leva ao sair e ao chegar. Se você tem portão eletrônico, verifique o alcance do controle, de modo que não precise ficar parado na rua esperando o portão abrir. Não deixe portões ou portas abertas, nem objetos de valor para fora de casa. “Muitos furtos acontecem por descuido dos donos de residência”, destaca Gross. Se notar algo diferente antes de entrar em casa, dê mais uma volta e entre depois de se certificar da segurança.

Em caso de assalto, anuncie os movimentos
Não reaja a um assalto. Essa é uma recomendação há muito divulgada. “O bandido não está preocupado com a vida da vítima, ele antes quer proteger a vida dele”, diz o delegado.
Quando receber uma voz de assalto, erga os braços e mostre que está desarmado. Tente manter a calma e anuncie qualquer movimento, por exemplo: vou desligar meu celular que está no bolso direito da minha calça. Ou ainda: vou pegar minha carteira no bolso interno do paletó com a minha mão esquerda. Se você fizer movimentos bruscos, na tentativa de defender a própria vida, o ladrão pode atirar.

Saída de mercados, bancos, etc.
Ande com a chave do carro na mão e observe as pessoas que estão em volta. Se notar algo diferente, volte para dentro de onde estava e aguarde a situação normalizar. “As donas de casa, ao saírem do mercado, normalmente ficam atentas apenas às compras e se esquecem da segurança”, completa o delegado.
Leve o menor tempo possível para arrancar o carro: entre no carro, ligue e saia, enquanto arranca coloque o cinto. Não fique no carro conferindo tickets, documentos, ou contando dinheiro; deixe para fazer isso dentro de casa, já em segurança.

Notícias relacionadas