Geral

Dica do Bombeiro

Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que representam
risco e podem provocar acidentes. Para as crianças e para os idosos, em especial, todas as divisões da casa podem
representar um enorme risco além de um tapete que não está devidamente assentado com proteção antiderrapante,
uma gaveta da cômoda aberta, a porta de um armário…

1 de junho de 2015

Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que representam risco e podem provocar acidentes. Para as crianças e para os idosos, em especial, todas as divisões da casa podem representar um enorme risco.
Um tapete que não está devidamente assentado com proteção antiderrapante, uma gaveta da cômoda aberta, a porta de um armário, um fio do telefone solto, podem provocar quedas e traumatismos com consequências muito graves. Por vezes, esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.
Os incêndios são responsáveis pelo maior número de registros de acidentes domésticos, podendo ter origens variadas. Um cigarro mal apagado, jogado em uma lixeira com papéis, ou ainda o ato de fumar em sofás e na cama podem significar o início de um incêndio.
As velas são potenciais causadores de incêndios. Opte sempre por castiçais, e que sejam de materiais como vidro, porcelana ou barro. Não as coloque próximas a tecidos e objetos de plástico ou madeira, que inflamam com facilidade.
Cuidado também com o forno micro-ondas! Alguns materiais jamais podem ser levados a ele, como metais e louças com filetes dourados ou prateados, que refletem as ondas e podem causar explosões. Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha e ovo, por exemplo, devem ser furados com um garfo ou palito antes de serem levados ao micro-ondas. Do contrário, podem estourar dentro do aparelho ou na hora em que forem retirados para servir .

Atenção com a parte elétrica: isolar e não sobrecarregar
A parte elétrica da casa também merece destaque. Choques e curtos ocorrem, em sua maioria, por desatenção e falta de manutenção. É fundamental que a potência do registro elétrico esteja de acordo com as necessidades da casa e que seja isolada por uma caixa resistente ao calor e não inflamável. Verifique sempre a fiação da sua casa, já que outra grande causa de incêndios e acidentes são os fios defeituosos.
No caso de haver crianças em casa, use sempre os protetores de tomada, encontrados facilmente em supermercados e lojas de materiais elétricos.

Quais são as situações de risco que temos que cuidar para não causar acidentes?
Andar sobre pisos molhados, úmidos ou encerados;
Andar de meias ou usar chinelos e sapatos mal apertados;
Móveis no meio do caminho (gavetas abertas, por exemplo), principalmente entre o quarto e banheiros;
Escadas com degraus de tamanhos diferentes;
Tapetes nos quartos, banheiros, corredores e outras divisões da casa;
Pouca iluminação;
Estar em pé em cima de um banco ou cadeira;
Soleiras das portas não niveladas com o chão.

Quais são os fatores de risco que temos que cuidar para não causar acidentes com idosos?
Visão e audição deficientes;
Enfraquecimento dos ossos e dos músculos;
Problemas de locomoção ou osteoarticulares e tremores;
Fatores do ambiente;
Inexistência de corrimão ou de barras de segurança, nomeadamente no banheiro (chuveiro);
Calçado não apropriado;
Perda de equilíbrio causada pela ingestão de remédios.

As crianças em especial são muito curiosas querem pegar (tocar) em tudo e são capazes das mais inesperadas atitudes para conseguir alcançar um objeto de desejo. Cuidado com brinquedos pequenos e ou que possuam peças soltas.
Outra situação bem comum são as quedas, seja ela durante uma brincadeira ou ao tentar subir/descer de um móvel.
Conversar com as crianças sobre estes perigos também é muito importante, mostrando-lhes em uma linguagem simples a importância destes cuidados. Mas lembre-se: crianças imitam os adultos, isto é, o exemplo deve ser dado para que seja aprendido e imitado.
Aguarde: na próxima edição da Dica do Bombeiro, iremos trazer sugestões de como tornar sua casa mais segura para os idosos.
Por último, coloque em locais visíveis para todos da casa uma lista dos telefones de emergência. Bombeiros 193 e Samu 192 de sua cidade. Todos eles têm profissionais preparados para atender eventos inesperados e emergenciais. Manter a calma pode fazer toda a diferença nessa hora.
Adaptado por: Vilmar Schrubbe, Carlos R. Hein

Participe do Projeto Dica do Bombeiro
Envie sugestões ou dúvidas para o email [email protected]

Notícias relacionadas