Dica de Livro
O Universo numa casca de Noz
“Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito…” – Shakespeare
O Universo numa Casca de Noz (The Universe in a Nutshell, título original), é um best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em Cosmologia pela Universidade de Cambridge, Stephen Hawking, no qual ele propõe suas idéias e apresenta de forma mais atraente diversos segmentos da física teórica.
Com seu estilo acessível, bem-humorado e entusiasmado, Hawking procura esclarecer ao público leigo os conceitos e as variantes abordadas pelo universo da Física e da Matemática, complementando seus argumentos com imagens coerentes e práticas, associadas a um visual que provoca fascínio até mesmo nos menos interessados. Tais imagens ainda são acompanhadas de breves explicações, promovendo uma maior assimilação dos conceitos devido a limpidez e objetividade com a qual as pequenas considerações e explicações são abordadas.
O leitor é apresentado a gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física, dando grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose (muito citado por ser seu parceiro em teorias e descobertas como os Teoremas de singularidade Penrose-Hawking ), Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman, entre outros, são alguns dos estudiosos que aparecem como personagens essenciais no livro, e suas teorias e conclusões como a experiência de Michelson-Morley, o paradoxo dos gêmeos, a constante cosmológica, buracos negros, teoria quântica, singularidades, princípio da incerteza, o conceito de tempo, teoria de Yang-Mills, álgebra de Grassmann, teoria das cordas, as “p-branas”, supergravidade com 11 dimensões, teoria do tempo imaginário, holografia, entropia e muito mais, são explanadas de modo simplório e divertido pelo professor Hawking.
Portanto, em uma combinação inovadora e peculiar, o livro proporciona ao leitor um contato com o universo das conjecturas da física, abordado de uma maneira em que um leigo consiga extrair um pouco das principais idéias, há muito descobertas, e as estudadas atualmente pelo próprio Hawking. Tais ingredientes fazem do best-seller de Stephen Hawking não somente uma excepcional leitura, mas um colossal “universo numa casca de noz”, preservado em poucas páginas que narram uma breve história dos tempos.
Na série Jornada nas Estrelas, Hawking ? fã do seriado ? fez uma participação especial num episódio da Nova Geração (episódio 252, “Descent”), jogando pôquer com Newton e Einstein (atores caracterizados), num espaço holográfico do século 24.
“Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito…” Shakespeare, “Hamlet” ,ato 2,cena 2 Trecho muito citado por Hawking em sua obra, que em sua concepção significa que não devemos ficar reclusos em nosso próprio “universo”, e sim expandindo nossos pensamentos ao infinito,o que cai bem a sua área, a física teórica. O livro foi vencedor do The Aventis Prizes for Science Books de 2002.