Dia Nacional do Fusca comemora ícone da Volkswagen
Milhares de fãs comemoraram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo se tornou o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.
Milhares de fãs comemoraram nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo se tornou o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.
A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
Com mais de três milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia a dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.
Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como Vocho – até 2003.
O New Beetle – A imagem do Beetle foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.
Novo Fusca – Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a primeira versão do Fusca concebida inteiramente no século 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Novo Fusca se destaca também pela segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões. O Motor também chama a atenção: o 2.0 TSI, com 200 cv, oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. Com câmbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 223 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.