Dia do Biquíni
Sinônimo de sensualidade, a vestimenta que domina as praias ao redor do mundo, deixando à mostra toda a beleza feminina, comemorou o seu dia. É isso mesmo! No dia 05 de julho é comemorado o Dia do Biquíni.
Sinônimo de sensualidade, a vestimenta que domina as praias ao redor do mundo, deixando à mostra toda a beleza feminina, comemorou o seu dia. É isso mesmo! No dia 05 de julho é comemorado o Dia do Biquíni. O biquíni é uma vestimenta composta por duas peças de tamanho reduzido, que cobrem as partes íntimas da mulher. Seu nome é derivado do atol de Bikini, localizado no Oceano Pacífico, local onde em 05 de julho de 1946 deu-se a explosão atômica experimental. Assim, remetendo ao foto de que uma mulher de biquíni provocava, na época, o efeito de uma bomba atômica. Na França, o termo é marca registada.
Jacques Heim, estilista francês, apresentou o biquíni como uma peça pequena e, em seguida, Louis Réard, também estilista francês, mostrou um biquíni ainda menor e ficou com a fama do criador da peça.
Mas, no início, as mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas e deixar o umbigo à mostra. Então o biquíni foi proibido em vários países, incluindo Portugal. No entanto atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época, usando o biquíni como instrumento de sedução em filmes e fotografia. O estilo da década era duas-peças, de tamanho grande e com as cavas da calça bem baixas.
Nos dias atuais, o biquíni é usado sem qualquer tipo de problema, principalmente como uma arma de sedução feminina. E os homens, com certeza, aprovam.
Antiguidade – Mosaico romano do século IV em que várias mulheres, de saiote e bustiê exíguos, praticam esporte.
Anos 40 – A recriação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: Jacques Heim e Louis Réard.
Anos 50 – O estilo da década era duas-peças, de tamanho grande e com as cavas da calça bem baixas.
Anos 60 – O biquíni atingiu o auge de popularidade. No Rio de Janeiro, tornaram-se populares os famosos biquínis fio dental.
Anos 70 – Tipo de biquíni de cintura baixa, em geral, com calcinha lisa e sutiã estampado. Era ousado porque o ideal seria ter o conjunto. A tanga foi uma atitude tipicamente carioca.
Anos 80 – Lycra brilhante, o sutiã retorcido e sem nenhuma estrutura no bojo, com cores fortes, como verde-limão e rosa-pink. O fio-dental e o asa delta foram uma febre, assim como o sunquíni.
Anos 90 – A parte de baixo do biquíni dessa década era uma espécie de sunguinha ou shortinho. A camuflagem foi um padrão típico da década.
Anos 2000 – Há uma mescla de diversas modas antigas, principalmente dos anos 1970 e 1990, tornando-se menos comum o modelo asa-delta. Novos modelos bastante diferentes são criados e apresentados em desfiles de modas, virando febres em cada momento.
Manquíni – é um termo criado para designar os biquínis usados por homens. Este tipo de traje ficou famoso no filme Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América.