Geral

Dia D da Vacinação contra a Poliomielite deixou a região muito próxima da meta

O Dia D da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi no ultimo sábado (25).

1 de setembro de 2007

O Dia D da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi no ultimo sábado (25). Neste dia a campanha foi intensificada com a abertura de novos pontos de vacinação em todos os 14 municípios da região de abrangência da Gerência de Saúde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Blumenau. Na região, apenas Blumenau, Indaial e Timbó ainda não alcançaram a meta de 95% da população menor de cinco anos vacinada.


A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 31 de agosto. Até este dia deverão ser imunizadas mais de 39.700 crianças, com idade entre zero e cinco anos. Para receber as duas gotinhas da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança até um posto de saúde juntamente com o cartão de vacinação.


A poliomielite ou paralisia flácida aguda é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus chamado de selvagem pode se dar de pessoa a pessoa, através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Desde 1989 o Estado de Santa Catarina não tem um caso de poliomielite.


Além da vacinação contra a Poliomielite, as crianças desta faixa etária que estiverem com o esquema vacinal em atraso para as vacinas Tetravalente (DPT+Hib), anti-hepatite-B, Triviral, Anti-haemophilus B e Anti-Rotavírus poderão colocar o esquema vacinal em dia.


Confira abaixo uma tabela com a meta de doses a serem aplicadas e o percentual de cobertura já alcançado em cada município de abrangência da Gerência de Saúde de Blumenau:

Notícias relacionadas