Dez anos de dedicação
Dizem que quando se une o trabalho à paixão, não há tempo que possa separar nem desfazer festa união. Fazer o que ama é mais que uma opção. É levar sua escolha para sua rotina, é acordar de manhã e saber que este é seu dever, é dormir com a cabeça tranquila, sabendo que seu trabalho foi feito.
Dizem que quando se une o trabalho à paixão, não há tempo que possa separar nem desfazer festa união. Fazer o que ama é mais que uma opção. É levar sua escolha para sua rotina, é acordar de manhã e saber que este é seu dever, é dormir com a cabeça tranquila, sabendo que seu trabalho foi feito.
Exercendo há 10 anos a sua profissão na Apae Pomerode, Juliane Frotscher, mais conhecida como July, faz da sua grande paixão, a sua rotina. Formada em Pedagogia com habilitação para educação especial e pós-graduada em Educação Inclusiva, ela aplica os conhecimentos adquiridos com os alunos da instituição.
A professora trabalha na parte da manhã com a Oficina Protegida Terapêutica e a tarde, com os autistas. Desde 2003 na Apae, ela sabia desde sempre que era lá que gostaria de trabalhar. Desde sempre tive vontade de trabalhar com especiais. Quando abriu a vaga na Apae, logo me candidatei para trabalhar e muito insisti para entrar aqui. Cheguei a sair por um ano, mas voltei a trabalhar aqui, é minha paixão e não dá para ficar longe, explica July.
Um dos dias que a profissional nunca irá esquecer foi o seu primeiro dia trabalhando na Apae. Ela relembra. Quando comecei a trabalhar aqui, por mais que eu gostasse, senti um pouco de apreensão, pois é algo diferente do ensino regular, tem mais atenção, mais cuidado, mas mesmo assim, superei essa adversidade e me joguei de cabeça na Apae, conta.
Para ela, esses anos dentro da instituição só a fizeram tornar-se uma pessoa melhor. A Apae me ajudou a ver o mundo de uma outra forma. Sem preconceitos, podendo ver a todos com a normalidade. Isso é muito bom. É um aprendizado para levar para a vida, comenta July.
Dez anos se passaram, mas mesmo depois de todo esse tempo, a professora não tem nem planos de sair da Apae. Quero me aposentar aqui. Quero continuar trabalhando até quando eu puder. Ficar velhinha aqui, com meus alunos me ajudando (risos). É uma satisfação fazer parte dessa equipe, explana.
A satisfação com o trabalho aparece nos pequenos detalhes, que para muitos, podem até passar despercebidos. Me sinto realizada no meu trabalho quando percebo que o que eu fiz teve um reflexo positivo na vida ou comportamento de alguém. Tenho uma vitória quando percebo um avanço, mesmo que pequeno nos meus alunos. Tudo isso é esplêndido, enaltece July.
Fazendo do amor ao próximo a sua profissão, July continua sua caminhada dentro da Apae, distribuindo sorrisos, gestos de amizades e contribuindo para a melhora de seus alunos, motivo pelo qual ela continua firme e forte naquilo que escolheu ara sua vida. Que venham mais 10, 15, 20 anos, e eu pretendo estar aqui. Sou verdadeiramente APAExonada pelo que eu faço, termina.