Desenvolvimento Econômico Local
A ACIP, com o apoio da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (FACISC), elaborou uma pesquisa sobre o Desenvolvimento Econômico Local e apresentou a análise econômica qualitativa no Auditório da Prefeitura, dia 15/03.
A ACIP, com o apoio da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (FACISC), elaborou uma pesquisa sobre o Desenvolvimento Econômico Local e apresentou a análise econômica qualitativa no Auditório da Prefeitura, dia 15/03.
O objetivo do Programa de Desenvolvimento Econômico Local é instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável.
A análise econômica qualitativa da pesquisa foi feita através de visitas a 27 empresas, entrevistas a instituições e pessoas conhecedoras da economia local e busca de dados oficiais.
A pesquisa pôde confirmar os setores econômicos impactantes para a geração de emprego atualmente, além de acrescentar novas áreas de investimento para o futuro. A pesquisa também pontuou fortalezas e fraquezas do município em relação às tendências gerais, ao ambiente legal e administrativo, ao entorno institucional, aos recursos humanos, aos recursos naturais, infra-estrutura e desenvolvimento econômico.
A pesquisa também trouxe os números de funcionários fixos nas empresas entrevistadas, em regime fechado, fazendo um comparativo entre eles. O que nota-se é que o número de funcionários em 2007 era de 4476; em 2010 de 4817 e em 2012 caiu para 4566.
Com os dados também se pode criar os próximos passos. Entre eles, estão sensibilização e formação do Comitê de Desenvolvimento Econômico, implantação do processo de desenvolvimento econômico, a elaboração do plano de desenvolvimento e instalação e operação da estrutura. Isso consiste na oficialização e legitimamento do conselho, bem como a organização de toda a estrutura do Programa de Desenvolvimento Econômico Local.